Golden Gate Bridge

Dá para falar em San Francisco e não pensar na Golden Gate Bridge? Impossível! É uma das pontes mais famosas  do mundo, com uma vista maravilhosa e engenharia revolucionária (pelo menos na época em que foi construída em 1937).

Sempre tive muita vontade de conhecer San Francisco e de atravessar aquela tão famosa ponte vermelha, que tinha visto em filmes e fotos. Você pode ler muito sobre o assunto, ver duzentas milhões de fotos, mas nada se compara em estar frente a frente e poder pisar na Golden Gate.
De lá você tem uma vista maravilhosa da cidade de San Francisco e também de Alcatraz. Você pode cruzar a ponte à pé, de bicicleta ou de carro.

Há um grande estacionamento no Visitor Center, que fica antes da entrada do pedágio, só que você precisa pagar para estacionar e há limite se não me engano de 2 horas. Este estacionamento fica looootado, principalmente nos meses do verão e aos finais de semana. Um dos motivos é que se você cruzar a ponte, você terá que pagar um pedágio para voltar para a cidade no valor de 5 dólares. Há muitos ônibus turísticos que param lá e até mesmo transporte público com linha que para neste estacionamento, então se você não vier para cidade e alugar um carro, não tem desculpa para não visitar a ponte.
Deste ponto você tira fotos maravilhosas da ponte, há também a estátua do engenheiro responsável pela construção da mesma e um pedaço do cabo principal da ponte, onde você pode tirar fotos e saber um pouco mais sobre a ponte.




Visitor Center - Fonte: Arquivo Pessoal





Pedágio após Visitor Center - Fonte: Arquivo Pessoal

Muitas pessoas alugam bicicletas no Fisherman's Wharf em San Francisco e pedalam a ponte até a cidade vizinha chamada Sausalito e de lá pegam o barco de volta para SF. O caminho só tem um trecho de ladeira, o resto ou é reto ou descida, vale a pena!
Agora, se você decidiu cruzar a ponte de carro, há mais opções de paradas. Assim que cruzar a ponte, você pode estacionar no lado de Sausalito. O estacionamento não é pago, mas é super concorrido. Há também banheiros neste lado da ponte.




Cruzando a ponte.. - Fonte: Arquivo Pessoal

Uma alternativa bacana e que é a minha preferida quando visito a ponte é estacionar no Marin Headlands estacionamento. Ele não é pago, geralmente tem vagas e o melhor de tudo, você tem a oporturnidade de atravessar por baixo da ponte! Sim há uma passarela para o Vista Point, mais utilizadas por ciclistas (geralmente eles é quem estacionam deste lado), então você pode adicionar mais um ângulo da ponte na sua visita.




Vista Point - Marin County side - Fonte: Arquivo Pessoal

Para chegar a este estacionamento alternativo, quando você atravessar a ponte sentido Marin County, ao invés de você entrar na saída Vista Point, você segue na estrada até encontrar a saída para Alexander Ave. Ao sair da freeway, ao invés de continuar à direita em direção à Sausalito, você fica na esquerda onde haverá um sinal de STOP. Vire à esquerda, passe por baixo da freeway e vire à direita, subindo um morro. Este morro é o Marin Headlands. Assim que começar a subir você verá um sinal de PARE à esquerda, só entrar e estacionar o carro. A passarela para passar debaixo da ponte fica no final do estacionamento.



Após retorno, indo para Marin Headlands à direita - Fonte: Arquivo Pessoal

Geralmente eu estaciono ali e vou caminhar na ponte, é um dos meus programas favoritos e você não precisa ficar preocupado com tempo, pois não há limite de para estacionar.
Se for atravessar a ponte, leve um agasalho ou um moleton, porque mesmo nos dias mais ensolarados o vento é muito forte e gelado. Dependendo da velocidade que você andar e quantas paradas fizer para tirar fotos, deve demorar em torno de 1 hora para atravessar a ponte para o outro lado, mas parecem minutos, acredite! Leve água e um lanche pois a lanchonete se encontra apenas no Visitor Center no estacionamento do lado de San Francisco e não há muitas opções e também são bem caros.
E não fique triste se você for visitar a ponte e a famosa fog estiver sobre a mesma. É muito comum a tal da fog (neblina) nesta região de San Francisco, principalmente nos meses de verão. O ideal é não ir visitar a ponte muito cedo ou muito tarde. E não fique surpresa se você ver que a ponte está coberta de fog do lado de San Francisco e quando chegar do outro lado encontrar um dia lindo ensolarado!

Falando em Marin Headlands, este é um dos lugares mais bonitos para tirar fotos da ponte! Há 3 paradas para tirar fotos, e vale a pena parar em cada uma!!! A primeira parada subindo o morro é uma das mais conhecidas e concorridas. Respeite os lugares para estacionar, porque há sempre policiais dando multas por aquelas bandas. Após estacionar o carro, você vai subir numa trilha até chegar ao topo onde estará mais perto da ponte.




Trilha após estacionar primeira parada - Fonte: Arquivo Pessoal



Vista da primeira parada Marin Headlands - Fonte: Arquivo Pessoal

Na segunda parada, você tira fotos muito legais também, mas a terceira parada você tem uma visão maravilhosa da ponte inteira e também da cidade de San Francisco. É só seguir a estrada até o topo do Marin Headlands. Eles reformaram toda a estrada no topo, colocaram mais lugares para estacionar, bancos, etc.
Da última vez que fui lá (junho/2011) esta estrada para o Marin Headlands estava em construção, mas vale a pena arriscar para tirar ótimas fotos.




Segunda parada Marin Headlands - Fonte: Arquivo Pessoal



Topo do Marin Headlands - Fonte: Arquivo Pessoal


A melhor hora do dia na minha opinião para tirar fotos da ponte é de tarde, umas 2 horas antes do pôr-do-Sol, pois ele brilha diretamente na ponte e ela fica mais avermelhada.
Você também pode subir a estrada do Marin Headlands à noite! É uma experiência tão diferente ver a ponte iluminada! 




Golden Gate Bridge - Marin Headlands - Fonte: Arquivo Pessoal


Ufa, que post enorme!

É simplesmente impossível não me empolgar falando da Golden Gate Bridge. Tem até uma amiga minha que diz que ela é a minha ponte, pois além da beleza, ela está intimamente ligada com a minha vida aqui na Califórnia.
Muitas e muitas vezes em momentos de tristeza eu peguei o meu carro e subi até o topo do Marin Headlands e fiquei lá sentada admirando a paisagem, desabafando com uma amiga ou pedindo forças e direção para Deus. A ponte também foi cenário do meu primeiro date com o meu marido, e claro que não poderíamos deixar de tirar fotos lá quando nos casamos.

Em 2012 a Golden Gate Bridge irá celebrar o aniversário de 75 anos e ainda não foi definido como serão as comemorações desta data, já que uma preocupação muito grande é garantir a segurança do local e das pessoas que irão participar da festa e por este motivo é que tenho quase certeza de que não estarei por lá nesta data tão especial.

Se alguém tiver alguma dúvida, sugestão a acrescentar não hesite em deixar um comentário ou enviar um email!

Até a próxima!



















5 comments:

  1. Fui uma vez a SF e amei!! e eu meu namorado fomos de carro de LA.. eu amei o caminho achei tudo lindo: as montanhas, napa valley, os vinhedos, as oliveiras, o mar, a baía, cruzar a golden gate foi muito lindo! bem q a gente queria parar pra tirar fotos da ponte, mas não deu. O fisherman's wharf tb é muito lindo. Pena q passamos só 3 dias lá. Quem sabe da próxima vez q eu for a CA dê pra eu e ele irmos a SF de novo. Saudades desse lugar lindo!

    ReplyDelete
  2. Olá Paulistana!

    Eu sempre quis morar em San Fran, mas marido não deixa a FL por nada!!! acho que só se for por intervenção divina. Sempre fui apaixonada por essa cidade e pelo famoso bondinho lindo que cansei de ver nos filmes :)!

    Sorte a sua de morar numa cidade tão cosmopolita,cheia de coisas legais pra fazer e de brasileiros tb!

    Fiquei triste em saber que as pessoas estavam te dizendo pra casar pelas razões erradas. Isso é muito triste. Tem muita gente oportunista nesse mundo e green card não nos coloca em lugar mais alto coisa nenhuma. Se a pessoa não tiver um bom inglês, não for desenrolada, gostar de cultura e correr atrás, green card vai ser só um documento com foto.

    Bjos!

    ReplyDelete
  3. Caliane: San Francisco é uma cidade linda mesmo, não me canso nunca de visitar a cidade! Quem sabe logo você tem a oportunidade de vir novamente =).
    Gisley: A gente nunca pode dizer nunca... quem sabe um dia você realiza o seu sonho de morar aqui? Eu não moro em San Francisco, mas numa cidade próxima, gosto muito da cidade e da mistura de culturas. E achei muito válido o que você falou sobre o green card!

    ReplyDelete
  4. onde é essa foto que vc tirou que fica na parte de cima da página? Muito bonita!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Patrícia! Esta foto fica na rua Embarcadero, logo após o Ferry Building. É o pier 7, um dos meus lugares favoritos de San Francisco!

      Delete

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!