Viagem ao passado... você está preparada para uma?

Esta semana estava organizando os arquivos no meu novo laptop e ao terminar de copiar os arquivos do meu HD de backup, resolvi dar uma olhada num estojo de CD's que há muito tempo não mexia.
Comecei com os CD's de foto, e foi uma deliciosa surpresa encontrar rostos e lugares que não vejo há muito tempo.
Junto com as fotos vieram uma avalanche de memórias que trouxeram um sentimento maravilhoso de alegria e saudosismo. Muitas das pessoas que estavam naquelas fotos mal falam comigo hoje, mas foram pessoas importantes em diferentes momentos e fases da vida e por isto mesmo, foi bom revê-los e lembrar com carinho de momentos que compartilhamos.
A minha maior surpresa aconteceu quando peguei os CD's de músicas. Sou do tipo de pessoa que tem memória musical. Pessoas, lugares, situações... sempre acabo associando com uma música diferente.
Estava copiando algumas músicas quando encontrei um CD que não tinha título, nem sabia o que era, nem quem tinha me dado... era um CD cheio de músicas infantis e vinhetas de programas infantis como a TV Colosso, Cavalo de fogo, Get Along Gang. Uma alegria tão gostosa encheu o meu coração quando comecei cantar a música do Balão Mágico. Como é que eu era capaz de lembrar a letra da música mesmo depois de no mínimo 20 anos sem escutá-la?
Foi um dos maiores tesouros que achei nos últimos tempos e me deu uma vontade ainda maior de recuperar a caixa de recordações que tenho no Brasil, na casa da minha mãe. Acho que é a única coisa que deixei no Brasil quando me mudei, e não vejo a hora de recuperá-la. São cartões e cartas que amigos me mandaram aos longos dos anos, lembrancinhas de casamento e nascimento.
Após a deliciosa experiência que tive em relembrar músicas e fotos fiquei muito mais motivada para colocar um projeto que já devia terminado há tempos : montar "A capsula do tempo do meu casamento". Recebi como presente de aniversário e pra ser sincera não dei muita bola, até abrir aquela lata grande com vários papéis e ler as instruções e o caderninho para ser preenchido. Coisas como informações pessoais, o que gosta de comer, ler, escutar, o que aconteceu de importante no primeiro ano de casamento, onde moravam, as primeiras despesas, etc. Também há sugestões para fazer vídeos, fotos, cartas de familiares para o casal, cartas de um para o outro, etc. A imaginação é o limite.
É algo que vai dar trabalho para fazer, que vai levar tempo (deveria ser feito no primeiro ano de casamento), mas eu fiquei apenas imaginando as nossas reações daqui a 25, 30, 50 anos, abrindo aquela latinha e  encontrar todos aqueles objetos para nos lembrar do nosso casamento e do início da nossa vida juntos.
Além disto, comprei um caderno bem bonito onde escrevemos o que fizemos no nosso primeiro aniversário de casamento e nos comprometemos a todo ano escrever um resumo dos acontecimentos do ano e o que fizemos para celebrar o nosso dia.
Pode parecer perca de tempo, romantismo bobo, mas quero um dia poder olhar para trás, ter coisas para me lembrar os pequenos momentos de alegrias e para isto é preciso hoje, no meu presente, construir as memórias do meu "futuro passado".

4 comments:

  1. Amo essas experiências! sabe q me deu vontade de ir no youtbe e ver uns vídeos desses da infância.... rsrs. Eu tb tenho uma memória musical, parece q certas músicas representam tão bem certos momentos da nossa vida!
    Achei fofíssima essa ideia de vcs escreverem a história de vcs!! pode ter gente que ache muito "cheesy" mas eu amei a ideia! pq relacionamentos são assim mesmo, muitas vezes a gente se esquece dos momentos bons q passaram e só nos lembramos de coisas ruins. Até com Deus é assim, a gente tem que ter sempre na memória aquilo que nos dá esperança. Isso é uma verdadeira terapia para os momentos difíceis!! adorei essa ideia :)

    ReplyDelete
  2. A propósito, obrigada pelo seu último comentário! :D
    Eu e ele já tivemos muitos problemas, mas eu sempre buscava tantas respostas eu sempre via Deus me falar a mesma coisa.. perseverança. Foram muitas e muitas situações melindrosas, eu sempre pedia sabedoria a Deus para pode agir mas eu mesma não sabia como. Hoje mesmo tá sendo um momento difícil, mas preciso confiar em Deus. Ele ama a perseverança! :)

    ReplyDelete
  3. hahaha adoro!! Qndo era mais nova fiz um cd desse, nem sei onde foi parar, mas tenho todas as músicas no computador, e ás vezes qndo estou fazendo uma faxina em casa é ao som de Balão Mágico, Trem da Alegria, Xuxa, Angélica, trilha sonora de desenhos... Bem trash 80 hahaha e impressionante como estas músicas marcaram nossas vidas, pq canto todas as letras juntinhas hahaha Eu simplesmente adoro!! Bjuss

    ReplyDelete
  4. Caliane: tem horas que dá raiva ter memória musical porque me faz lembrar de pessoas que gostaria de esquecer!
    Ainda estamos trabalhando na Capsula do tempo, mas sei que um dia vou ficar feliz de ter tido a iniciativa de fazer isto.

    Aline: xuxa?! Nossa, eu tinha todos os discos dela... dá uma energia tão boa ouvir estas músicas não dá? Eu fiquei toda animada! ótima idéia colocar na hora da faxina! rsrs

    ReplyDelete

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!