Festa de aniversário de crianças por aqui

Quem é que não gosta de participar de festa de aniversário levanta a mão! E festa de criança então? Refrigerante, salgadinhos, bolo, bexigas, muita música, risada... bem este é o tipo de festa de criança no Brasil, por aqui as coisas são beeeeem diferentes.
Em primeiro lugar, eles sempre fazem a festa no final de semana mais próximo da data de aniversário, mesmo que seja antes da data em si. Eu fiquei horrorizada com isto. Supertições a parte, pra mim não faz a menor lógica de comemorar o aniversário que não aconteceu ainda, mas isto é a praticidade dos americanos.
Outra coisa interessante é que a festa tem horário para começar e terminar. Geralmente dura umas 2, 3 horas no máximo! No convite da festa diz o local, o horário que começa e termina a festa. E o povo chega no horário e assim que cortam o bolo, um a um vai embora e quando deu o horário do fim da festa, a festa literalmente acabou.
Na maioria das vezes a festa não é feita em casa, como costumamos fazer no Brasil. Se o tempo e a estação do ano permitem, as festas são feitas num parque próximo da casa do aniversariante, ou num playground, ou em lugares para recreação. Esta parte eu gosto porque quando você chega em casa, não tem bagunça. =)
E os presentes são empilhados numa mesa, que devem ser devidamente identificados com o nome de quem deu o presente, porque eles só serão abertos em casa. Os pais geralmente anotam o que cada um deu de presente e escrevem um "thank you card", ou seja, um cartão de agradecimento pela participação da festa e pelo presente.
Até aqui tudo bem, costumes um pouco diferentes dos nossos, mas alguns acho super educados como o cartão de agradecimento.
Mas existem algumas situações no mínimo curiosas a respeito das festas de aniversários infantis. Em primeiro lugar, a festa é feita para as crianças. Sim, se há adultos na festa é porque eles são pais de uma das crianças convidadas. E não ache que o convite é extendido a toda família. Funciona mais ou menos assim: Joãozinho vai completar 4 anos. Ele convida os amigos (sim ele escolhe quem vai ser convidado) da escola, do parque etc e os convites são enviados. Se um dos amiguinhos do Joãozinho, a Mariazinha tem por exemplo, 2 irmãozinhos, no Brasil eles seriam automaticamente convidados né? Mas isto não funciona aqui. Já aconteceu um caso de eu ficar cuidando do irmãozinho menor, pro maior ir com a mãe para o aniversário de um amiguinho. É de extrema falta de educação ir ou trazer convidados a mais, porque nas festas de aniversários comida, bebida, brincadeiras e lembrancinhas são contadas para o número X de convidados.
Ah, e os pais só participam da festa se a criança for pequena e precisar de surpevisão. Quando a criança tem mais ou menos uns 9 anos de idade (não tem uma regra pra idade, acho que quando já são maiorzinhos) os pais levam a criança para a festa deixam lá e volta no horário do término da festa para buscar o filho.
A questão de comida e bebida é bem diferente do Brasil. Aqui na Califórnia especialmente que o pessoal tem uma obsessão por ser saudável, comida de festa de criança lembra de longe as festas do Brasil. Geralmente são coisas simples como pedaços de queijos e frutas e os famosos vegetais crus (cenoura, brócoli e salpicão) pra ser mergulhado num creme (coisa saudável tá, como hummus). Ou então como no caso da última festa de aniversário que fui, macarrão com ervilha para as crianças e chilli para os adultos. Pra beber tinha água e suco de maçã, nada de refrigerante! Os únicos doces disponíveis era o bolo que geralmente é feito em casa ou então mini cupcakes. O de chocolate geralmente é abolido porque além de conter cafeina, dá muita energia para as crianças.
Se você foge das regrinhas de ser saudável, provavelmente as outras mães vão fazer cara feia pra você e será provavelmente a última festa em que os filhos delas irão atender na sua casa. E é importante também ser atenta ao fato das alergias das crianças convidadas, então geralmente tudo o que tiver amendoim e nozes serão abolidos.
E o parabéns pra você gente? Não tem palmas, gritaria... é cantado quase sussurado e só no final que há algumas palmas.
Como disse anteriormente, após comer o bolo as pessoas começam a se retirar e o dono da festa e as pessoas de boa vontade começam a ajudar na limpeza e geralmente saquinhos surpresas são distribuidos para as crianças, e claro, é de muito bom tom não dar nenhum tipo de doces dentro destes saquinhos.
Quando me lembro das festas de aniversário cheio de gente e alegria no Brasil, dá quase a sensação de que não se está numa festa. Claro que deve ser levado em consideração a cultura dos pais e também o seu estilo de "parenting", porque tem festas sim recheadas com coisas gostosas. Mas como falei, aqui na Califórnia eles são obcecados com a saúde e é quase uma ofensa você oferecer coisas com açúcar para crianças.
Acho que no final, o que importa é que as crianças (do jeito delas) se divertem, e não é este o propósito da festa?
Algumas coisas tenho certeza de que acabarei incorporando nas festas de aniversários dos futuros filhos, por estar convivendo com americanos na América, né gente? Mas outras coisas acho que nunca acontecerá como a comemoração do aniversário antes da data.
E você, qual curiosidade ou experiência já passou com festa de aniversários para crianças aqui na América. E quem está aí no Brasil, como estão sendo comemorados aniversários por aí hoje em dia, porque faz décadas (no sentido literal) que participei de uma festa de criança por aí.

Comments

  1. Paulistana, post mto interessante, sabe q estava comentando isso com a minha irmã recentemente? Para ser sincera, eu gosto mais do estilo de festa de criança americano. Uma coisa q acho fundamental, é o q vc comentou, festa de criança é de criança. No Brasil acho q n é bem por aí. Tenho um sobrinho de 5 anos, e todo ano, no aniversário dele, têm a mesma quantidade de convidados q terá o meu casamento rsrs A festa acaba sendo para os adultos tbm. Eu tenho visto mto niver de criança, no Brasil, ocorrer em buffet, o q custa uma pequena fortuna. Por isso gosto deste costume americano q mesmo criança com melhor condição financeira, ainda têm a festa em um parque ou no jardim de casa, acho mais pessoal. Outro costume q tenho visto mto com os amiguinhos do meu sobrinho são festas de aniversário q começam por volta das 17hs, o que eu particularmente acho tarde para uma festa de criança. Acho q qndo tiver um filho, minha festa será uma mistureba danada rsrs pq acho q ainda rolará uma energia brasileira, mas com alguns costumes americanos rsrs. Bjusss

    ReplyDelete
  2. Paulistana eu tava no blog da tácia e vi o seu post, não resisti e vim ler. Menina quanta diferença do Brasil. Concordo com que a Aline falou, as festas de criança por aqui ultimamente, tem sido pequenas produções, em salões especializados e super carinhos, as festas em geral são mais pra adultos do que pra crianças. Acho um exagero as festas daqui, mas não acho que precise ir pro outro extremo também..rsrs...acho que para os meus filhos se tiver algum, vou adotar algumas coisas dai e outras daqui, vai ser uma mistureba e tanto...rs.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  3. Acho que é por isso que nunca fui convidada.Não tenho filhos, rs! Fui p/ o aniversário do sobrinho uma vez, mas isso foi no Check n Cheese. E os adultos, cada um did their own thing.So weird! Não gostei da festa deles não, LOL!

    O que eu acho interessante na festa? Esses vegetais crus.Ninguém come isso no nosso país, na verdade seria falta de educação servir algo assim.

    Bjos

    ReplyDelete
  4. Acho que a ideia de festa eh mais ou menso a mesma. Sempre em parques ou areas perto da casa do aniversariante. Mas, a parte comida eh um pouquinho diferente do lado de ca. acho que eles sao muito mais rigidos na sua area por ser uma area mais quente onde o corpo eh muito mais exaltado do que aqui na Philadelphia. Sim, geralmente os quitutes das festas nas bandas de ca sao queijos, frutas e os vegetais crus. Porem, eles sao mergulhados no molho Ranch mesmo rss
    O chocolate nao foi abolido, os nivers que participei todos tinham bolo de chocolate. E nas caixinhas supresas haviam muitos brinquedinhos mas tbm haviam algumas balas, maria moles, etc.

    Eu sei que para o niver da minha filha eu vou fazer no estilo brasileiro, com bolo de chocolate e brigadeiro =D

    E comemorar antes da data, nem pensar =S

    Ja a parte de so as criancas participarem em alguns casos eu gosto, pq criancas nao ficam reparando, quem fica reparando e fazendo fofoca e reclamando depois sao os adultos. Mas, eu tbm gosto da famosa parte em que as criancas vao brincar e os adultos ficam conversando lol

    ReplyDelete
  5. Que legal, adorei seu post! Legal que as festas de crianças são para as crianças. NO Brasil, são praticamente para os adultos, né? Hoje em dia as festas em parquinhos mas daqueles de diversão. Eu que não tenho filhos, e nem irmãs pequenas, fui convidadas para algumas festas, e foi nessa estilo? Tá vendo? Eu adulta, tava na festa da criança...hahaha....
    beijo!

    ReplyDelete
  6. Paulistana (como eu), vale uma experiencia em ir numa festa de aniversario de uma hora e meia numa sorveteria em pleno frio de -5 graus e ainda cada um pagando pelo sorvete?

    Ou sua filha ser convidada para um aniversario, vc liga pra confirmar com a mae que nem sabe quem voce e a sua filha sao, e ao chegar na festa nao vem te recepcionar e nem pegar a sacola do presente?

    depois disso a gente nao vai mais, as nossas festas sao brasileiras, tem comida a dar com paulada, brincadeira, alegria, cozinho pra todo mundo com orgulho, mas nao me comprometo mais a ir.. e ainda teve gente da escola da minha filha que veio almocado pra festa dela achado que nao teria comida e qdo chegou se asusstou com a fartura...

    ReplyDelete
  7. Jana, estou passada com o seu comentário!! Que absurdo! Você mora aqui nos EUA? O povo pode ser bem nojentinho viu... Concordo com a sua posição de que se for pra ir para uma festa e se sentir mal, deslocada é melhor nem ir!
    Tacia, há exceções em que adultos são convidados, mas a maioria só vai porque levam crianças. Fui numa festa recentemente que todo mundo me olhava de cara torta tipo: o que você está fazendo aqui? - quando eu disse que não tinha filhos =)
    Thabata, você pensou num ponto super positivo de só ter crianças... realmente são os adultos que reparam, mas imagina você numa casa com 15 crianças! Acho uma responsabilidade enorme, porque qualquer coisa que acontecer os pais caem matando em cima de você! Não prive a sua filha da nossa querida tradição, mas leve em consideração também os amiguinhos dela.
    Gisley, festa no Chuck n'Cheese são as piores!! Os pais gastam uma fortuna naquelas maquininhas hehehe.
    Monique e Aline, já vi umas fotos de algumas festas de criança e elas realmente eram mais superproduzidas do que a festa do meu casamento :P.
    A minha irmã disse que uma amiga fez festa 7 da noite e cortou o bolo 11 da noite pra uma criança de 1 ano de idade!!!!! Diz ela que o buffet era mais barato naquele horário...

    ReplyDelete
  8. opa.. moro em chicago a qse 4 anos.. mas assim as festas so comecaram a aparecer pra mim qdo minha filha entrou pra escolinha kk, mas como as festas nao sao festas, nao vamos mais kkk. Chuck in Cheese e a pior coisa, e muito barulho, muita loucura, poca diversao e pizza fria kkk. Mas melhor que festa do sorvete no inverno no Oberweiss isso eh kkk

    ReplyDelete

Post a Comment

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!

Popular posts from this blog

É legal viver ilegal nos EUA?

...

O dia que a professora de espanhol quase enfartou em classe