Eclipse do Sol na Califórnia

Hoje estava conversando com o meu marido que escolhi o melhor trimestre para ter aulas de astronomia. Tanta coisa acontecendo lá no céu e eu tenho a oportunidade não somente de ver, mas entender um pouco mais sobre estes fenômenos.
Ontem aconteceu o eclipse total do Sol em alguns lugares nos Estados Unidos e na Ásia. A Lua não cobriu totalmente o Sol, criou um efeito de anel de fogo. Aqui na Califórnia o eclipse foi parcial, a Lua cobriu cerca de 85% do Sol. Eu claro, não iria perder por nada!
Tentei lembrar quando foi a última vez que vi o eclipse do Sol e como eu fiquei morrendo de medo porque todo mundo dizia que iria ficar a maior escuridão. Eu era criança, deveria ter uns 11 anos, porque eu lembro que corri igual uma louca da escola até em casa para ver, mas como eu não tinha os óculos pra ver e só consegui dar uma espiadinha direto no Sol (apesar de todos dizerem que não era pra fazer isto), não lembro de ter ficado impressionada.
Desta vez eu estava preparada. Já tinha feito planos com meu marido para irmos para a praia mais próxima para vermos o eclipse, mas reconsideramos o lugar porque como os dias tem sido quentes por aqui, havia a probabilidade que na costa a neblina estaria presente e eu jamais me perdoaria se perdesse o fenômeno por causa de uma neblina!
Resolvi então procurar mais informações na internet e descobri que o observatório de uma faculdade aqui perto de casa estaria com o telescópio aberto ao público para quem quisesse olhar o fenômeno e lógico que mudamos os planos na hora.
Um amigo que mora na Alemanha estaria aqui e perguntamos se ele gostaria de ir conosco e ele ficou super empolgado! E por sorte ele tinha um o óculos para ver o eclipse solar que ele guardou desde 1999 quando aconteceu na Alemanha.
Chegamos no local por volta de 4:45 da tarde e já estava cheio de gente. Entramos na fila do telescópio e aguardamos ansiosos pelo momento! O eclipse aqui começou 5:17pm e todos ficaram muito alegres! Tinha tanta gente mas tanta gente! Óculos para observar o eclipse era algo raro e precioso e sempre tinha um pedindo pra dar uma espiada, o que o nosso amigo alemão não gostou muito... Enfim...
Ficamos na fila até mais ou menos 6:30 da tarde e acreditem ou não, não vimos o eclipse pelo telescópio pelo seguinte motivo: tinha 3 pessoas na nossa frente e de repente haviam 25 pessoas! Pois é... tinha alguém guardando lugar para um grupo enorme e a fila não andava de jeito nenhum! Como o nosso amigo tinha o óculos, achei bem melhor olhar diretamente para o céu do que perder o ápice do eclipse numa fila! Fiquei chateada, mas valeu a pena.
O nosso amigo usou a câmera digital dele simples para tirar algumas fotos que acabaram ficando muito boas, uma ótima recordação daquele momento.
E enquanto muitos estavam em filas para ver os telescópios dos astrônomos amadores, eles perderam um fenômeno muito engraçado que o meu professor tinha dito para procurarmos. Se olhássemos para a sombra de uma árvore, iríamos conseguir ver o reflexo do Sol! Ninguém tinha percebido até eu apontar e tentar tirar uma foto, aí todo mundo resolveu imitar...
Foi uma experiência fantástica que irá se repetir aqui nos EUA apenas em 2023!
Quando chegamos em casa, ainda olhamos para o Sol e chegamos a conclusão de que teríamos uma ótima vista do quintal de casa mesmo... mas foi bom estar no meio da muvuca e pelo menos por um momento muitos estavam ansiosos para ver um espetáculo gratuito e magnítico!

As fases do Eclipse

Reflexo do Sol nas folhas de uma árvore próxima

2 comments:

  1. Eliana, que delícia!! Sou fascinada pelo céu, e sempre que leio algo que vai acontecer crio planos para poder acompanhar. Meu último eclipse solar eu era criança tbm. Lembro que sai da escola e em casa nós ficamos olhando usando um folha de raio-x hahahaha Bjuss

    ReplyDelete
  2. Olha a mulher making history!

    Acho que foi melhor o fato de vc ter ido em público junto com seu amigo e esposo e poder compartilhar o que vc aprendeu e fazer moda e o povo seguir, lol!!!

    Menina, essa semana vi um vídeo sobre San Diego.Vc já foi lá. Me apaixonei.

    Bjs

    ReplyDelete

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!