Antes x Depois

Navegando pela internet não é difícil encontrar as provas de transformações de pessoas e coisas através das famosas fotos conhecidas como "Antes x Depois". O conceito destas fotos é muito simples: antes da transformação uma foto é tirada para fazer comparação com o resultado de como ficou depois da transformação. E quem aqui já não ficou de boca aberta com a diferença entre as duas fotos? Eu já fiquei várias vezes, principalmente aquelas fotos de emagrecimento onde você quase não acredita que as duas fotos pertencem a mesma pessoa.
Este tipo de comparação serve como inspiração para muitos para dar idéias de decoração, mudança de cabelo, maquiagem, emagrecimento, etc,etc,etc... você encontra de tudo por aí. E principalmente, conquistar uma foto do "depois", serve como um pequeno troféu para o seu dono, motivo de orgulho e satisfação.
Fico fascinada com esta comparação, mas confesso que muitas vezes fico iludida. Porque colocando uma foto do Antes x Depois lado a lado parece que a transformação aconteceu assim, num piscar de olhos, num clique de mouse. E todos nós sabemos (ou deveríamos saber) que grandes transformações não acontecem do dia para a noite. E nem todas as transformações que passamos na vida é possível tirar uma foto para mostrar o que éramos antes e o que somos depois.
E é este motivo que estou escrevendo este post. Para falar um pouco sobre o durante que sempre fica omitido nestas comparações.
O durante é muitas vezes um período difícil. Uma verdadeira batalha. É onde precisamos tomar a decisão de deixar o antes, seja lá o que for, e trabalhar arduamente com a esperança de vermos os resultados do depois. É um período com muitos conflitos internos, muita renúncia, muito esforço, muitas lágrimas e muita solidão.
Porque somente você pode fazer o que precisa ser feito para mudar. Você pode ser abençoado de ter pessoas ao seu redor para te apoiar, ajudar, incentivar, consolar nos momentos em que você acha que não vai conseguir. Mas algumas vezes a luta é entre você e um inimigo invisível. Sua própria força de vontade, seus medos. Já dizia em algum lugar na internet que você é o seu próprio inimigo, com pensamentos negativos, com frases do tipo: "este esforço é em vão", "eu nunca vou conseguir mudar".
Porém se a persistência for grande, a força de vontade, a fé, o desejo de mudar... mesmos que leve algum tempo conseguimos ver os resultados do nosso trabalho e aí nada tem sabor mais delicioso do que ver resultados, que você está cada dia mais próximo do seu objetivo. E aí você vê que pode sim, e que pra chegar no seu alvo só depende de você.
Pois é, depende absolutamente de você! De ninguém mais. E isto é o que leva algumas pessoas a nunca conseguirem alcançar suas metas. Porque a culpa é sempre do outro ou de alguma coisa. Os obstáculos da vida, as tentações, a falta de suporte, a dor... pensando assim é mais fácil culpar alguém por não ter conquistado o que não quer. Fugir da responsabilidade que é chave para uma transformação bem sucedida.
Mesmo aqueles que tem a maior força de vontade, empolgação, um dia passa por dias complicados. Dias de desânimo, de reclamação, de choro. Mudar não é fácil, nunca foi e nunca será. Às vezes durante este processo precisamos mexer em feridas, superar obstáculos. Ninguém está esperando que você seja um super-herói ou super-heroína. O importante é não deixar estas fases se prolongarem demais de tal forma que comprometa o seu objetivo.
Por isto é importante na fase do durante o apoio. De uma amigo, do marido, de Deus. Alguém que te coloque pra cima, alguém que escute o seu desabafo, que lhe dê uma palavra de ânimo, de conforto. Ninguém vence as batalhas da vida sozinho. Ninguém chega ao pódio sem ter tido o apoio de alguém. Nem um super atleta, nem pessoas bem sucedidas, nem eu e nem você. Todos nós precisamos de alguém que nos ajude nos momentos de fraqueza, quando pensamos em desistir...
Por isto, se você tem um objetivo a atingir, seja lá qual for: emagrecer, adquirir uma habilidade, mudar de carreira, reformar a casa, seja lá o que for; tenha em mente que o durante pode ser um período árido na sua vida, uma fase difícil, mas que ao chegar no depois você verá que nenhum esforço foi em vão e que tudo começou com a simples decisão de sair da posição inicial. Pode ser que seja uma transformação rápida, pode ser que demore uma vida inteira. Não se prenda tanto ao tempo, porque isto vai te trazer ansiedade e preocupação desnecessária. Mantenha o foco e siga em frente.
Um dia você chega lá.

Comments

  1. Thank you! Estava precisando disso!

    ReplyDelete
  2. Amei esse Post Paulista. AMEI! Fala exatamente de coisas que ando passando, em varios angulos, varias situacoes... para tudo ha um processo. Concordo!

    ReplyDelete
  3. Seu post 'e inspirador,sempre vejo essas fotos de famosas antes e depois e as vezes nao dar pra acreditar,parece que foi tudo num passe de magica,mas so quem estar lutando por algo sabe o quanto requer esforco e renuncia e concerteza o resultado 'e recompensador depois de um arduo tempo de trabalho.
    Muito obrigada pelo seu conselho la no post,me ajudou bastante e vou seguir suas dicas.
    DEUS abencoe e proteja voce e sua familia!!!Bjao :*

    ReplyDelete

Post a Comment

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!