Hoje é um novo dia, de um novo tempo que começou...

Estava conversando com o marido de uma amiga brasileira hoje e ele disse que simplesmente não suporta mais ouvir esta música em todos os comerciais de todos os programas da Globo internacional, mas pensando bem, este seria o meu slogam de hoje.
Porque hoje pela manhã, recebi um email da imigração dizendo que sou a mais nova residente permanente do país, ou seja, finalmente o tão esperado green card chegou.
Ainda estou num estado de euforia e choque. Depois que passar esta época gostosa de férias volto pra contar um pouco mais sobre isto, mas só queria deixar registrado este fato tão importante na minha vida para fechar 2012 com chave de ouro e fazer milhões de planos para um ano de 2013 que vai iniciar cheio de mudanças e perspectivas de uma nova vida.

"Muitas são, SENHOR meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são mais do que se podem contar." Salmo 40:5


Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Nem acredito que estamos tão próximos do Natal!
Esta é sem dúvida a minha época favorita do ano. Apesar que é uma época que traz muitas alegrias e brilho, é uma época em que o coração sempre aperta com muita saudade da família no Brasil.
Por aqui tenho aproveitado o máximo que posso, indo para musicais de Natal, saindo para caminhar e ver a decoração de Natal das casas vizinhas, preparando cookies para dar de presentes para conhecidos e amigos, decorando a casa e claro, enviei e já estou recebendo muitos cartões de pessoas tão queridas e que moram longe.
O único lugar que eu fujo e pretendo ir somente no próximo ano é o shopping! Sério mesmo! Já tinha comprado com antecedência o presente do meu marido e família, porque ninguém merece passar raiva tentando estacionar carro em estacionamento lotado e pessoas enfurecidas!
Infelizmente esta é a parte que não gosto muito aqui do Natal... as pessoas ficam tão preocupadas com presentes, jantares, família, compromissos que acabam esquecendo do maior significado do Natal: convidar o menino Jesus para fazer parte da sua vida, não somente no Natal mas em todos os dias.
Espero que no meio das loucuras e celebrações, você encontre tempo para celebrar o nascimento do menino Jesus, que mudou para sempre as nossas vidas!

Que o Natal de cada um seja cheio de muito amor, paz e harmonia e que 2013 traga infinitas alegrias e realizações de sonhos e objetivos!


De qual Brasil você é?

Ontem reunimos um casal de amigos (brasileira casada com inglês) para assistirmos a série de viagens feita pelo Michael Palin ao Brasil. Meus sogros tinham visto a série na televisão na Escócia e não paravam de comentar sobre e todos que eu conhecia e que tinham assistido não paravam de falar sobre e só ganharam o desejo de conhecer o Brasil.
Ao todo são 4 DVDs, onde ele mostra um pouco do Nordeste (Recife, São Luis, Salvador), o Norte (Manaus, o Rio Xingu e uma tribo indígena), o Pantanal, Minas, São Paulo, Foz do Iguaçu, Parati e claro, Rio de Janeiro.
Gostei muito da parte do Nordeste e Norte, mas confesso que fiquei um pouco decepcionada com o que ele mostrou de São Paulo. Mesmo assim, foi uma excelente série que deixou muita gente com água na boca para visitar o Brasil e ele tentou desmistificar os estereótipos dos brasileiros.
Após assistir a série comecei a conversar com a minha amiga brasileira que é do Sul e fiquei um tempão filosofando de como somos parecidas e ao mesmo tempo tão diferentes.
O nosso país é tão grande e tão cheio de culturas e costumes diferentes, dependendo de cada região que apesar de sermos todos brasileiros parece que viemos de mundos diferentes.
Por ter origens nordestinas, meus pais são ambos do sertão da Bahia, eu conheço um pouco da cultura bahiana, e claro a loucura da vida de São Paulo. Mas tem tanta coisa que gostaria de aprender sobre o nosso povo, nossos costumes.
Vendo aqueles DVDS eu me deparei com a nossa riqueza cultural que muitas vezes deixamos de lado, por falta de conhecimento mesmo. Há muito tempo parei de dizer que no Brasil as coisas são assim, ou no Brasil as coisas são assado primeiro porque estive no país há 6 anos e muita coisa de lá para cá mudou. E outra, não posso dizer que a forma como vivi e conheci a vida em São Paulo é verdade para todos os lugares do Brasil.
E isto me dá uma grande tristeza no coração, porque conheço muito melhor a cultura americana e os estados americanos do que o meu próprio país, já que quando morava lá tinha a vida de trabalhar, estudar e tentar pagar as contas no final do mês sem sair do vermelho.
Uma das minhas grande ambições agora é assim que for possível retornar ao país, conhecer um pouco mais sobre a minha própria cultura e estes Brasils tão interessantes e tão diferentes do meu.
Por isto que fico chateada quando escuto que o nosso país está adotando coisas importadas como a celebração do Halloween, já que temos uma cultura tão rica e tão bonita.
Eu sou do Brasil de São Paulo. A cidade caótica, transito terrivel, onde se ganha melhores salários mas onde somos escravos do relógio, da pressa, do stress. Daquele lugar onde muitos chegam com muitos sonhos e acabam encontrando uma dura realidade, a cidade de "loucos" como meus primos bahianos descreveram. A São Paulo de prosperidade, mas de violência, de medo, de falta de liberdade.
E você de que Brasil é?