Vale a pena cuidar do seu jardim...

Não, o meu post hoje não é sobre jardinagem. Apesar que foi um momento enquanto eu cuidava do meu jardim que me veio a inspiração para escrever esta mensagem. Porque o meu jardim tem me ensinado pequenas e preciosas lições sobre a vida.

Quando mudei-me para a minha atual casa não havia flores bonitas e bem cuidadas nos canteiros, apenas umas flores amarelas emaranhadas que mais pareciam ervas daninhas. Mas não eram. Elas só precisavam ser podadas e regadas para crescer e florescer ainda mais.
É muito fácil reclamar que a  vida está vazia, sem beleza e sem alegria. Mas assim como flores não nascem se não forem plantadas, não veremos resultados positivos na nossa vida se não tomarmos em primeiro lugar a decisão de cuidar da nossa vida e fazer o que for preciso para alcançarmos as nossas metas. Assim como aquelas pequenas flores que pareciam apenas ervas daninhas, o que pode estar faltando não somente na vida, como nos relacionamentos é apenas a sua atenção.

Para plantar novas flores foi preciso pesquisar o melhor tipo que conseguisse sobreviver a temperatura e luz proporcionadas no meu jardim. Foi necessário preparar o canteiro com nova terra, fertilizante e água, muita água...
As primeiras coisas, primeiro. Planejamento é bom e necessário para se conseguir alcançar um objetivo. Sonhar é muito bom, mas para sair da fase do sonho e fazê-lo tornar realidade é preciso um planejamento e acima de tudo ação. Um passo de cada vez, uma mudança por vez e quando menos se percebe, mudamos uma situação, melhoramos um relacionamento, conquistamos algo muito desejado. É melhor andar devagar e na direção certa do que sair correndo sem rumo. E claro, se não for possível fazer estas pequenas mudanças sozinho, procure ajuda de quem sabe, de quem já passou por algo parecido.

Por mais que você cuide, algumas flores vão morrer nas suas mãos e você vai precisar tomar uma atitude.
Gostaria de dizer que ser cuidadoso, amoroso, seguir um plano é a receita para o sucesso, mas não é. Há circunstâncias que fogem do nosso poder e que podem "matar" aquilo que estávamos cultivando. Lembro de ter adiado por dias arrancar uma flor que eu gostava muito porque ficou doente com mofo e morreu. Tinha a esperança de que iria melhorar e redobrei cuidados, pesquisei em sites, até mesmo podei a planta com esperança de que sobrevivesse, mas com o passar do tempo, percebi que não somente a planta morreu como o mofo contaminou o solo e tive que retirar toda terra do canteiro.
Às vezes adiamos demais a decisão de tirar da nossa vida hábitos e pessoas nocivas, com a esperança de que as coisas vão melhorar e acabamos nos machucando muito mais com o passar do tempo. Uma decisão radical de arrancar o que faz mal da nossa vida é difícil, mas muitas vezes necessário para que possamos crescer e sermos felizes novamente. E depois que finalmente tomamos a decisão de fazê-lo, nos perguntamos o porque de demorarmos tanto para tomar uma decisão vital que teria nos poupado de muita dor e sofrimento se não fosse postergada.

Se a primeira tentativa não deu certo, não desanime. Aprenda com os erros e tente novamente!
Fiquei arrasada quando as minhas flores favoritas morreram. Mas não desisti de ter o meu jardim florido. Fiquei um pouco triste, mas ao invés de ficar desanimada, a determinação cresceu para fazer o meu objetivo se concretizar. Às vezes ficamos tão decepcionados com os obstáculos que a vida nos coloca que nos esquecemos de arregaçar as mangas e trabalhar para que o nosso objetivo se concretize. Mesmo que dê muito trabalho. Mesmo que as pessoas digam que você não é capaz. Mesmo que hajam muitas frustrações.

Ter um jardim bonito requer trabalho, dedicação. É um trabalho muitas vezes solitário e que não tem resultados instantâneos. Paciência é a chave para o sucesso. 
Depois do episódio das plantas mortas, decidi plantar tulipas no meu jardim. Veja bem, eu amo tulipas mas não sabia absolutamente nada sobre como plantar ou cuidar delas. Depois de muito pesquisar, fiz toda a preparação do solo, adubo e as plantei no final de novembro. Até esta semana parecia que nada estava acontecendo. Mesmo assim regava, ia olhar, limpava o canteiro até que um dia eu cheguei perto dos canteiros e vi pequenos brotos saindo da terra. Nada se compara a felicidade de ver os primeiros, mesmo que sejam pequenos, resultados do trabalho e dedicação. Algumas pessoas não vai nem entender o motivo da sua alegria, mas não deixe de celebrar cada pequena conquista em sua vida.
Pode parecer que o inverno é interminável e o frio insuportável, mas ele vai passar e a primavera vai chegar e com ela os frutos do seu trabalho e dedicação.

Portanto, ao invés de sentar e reclamar da aridez da sua vida, decida trabalhar silenciosamente no seu jardim. Tenho certeza de que você colherá bons frutos, mesmo que demore um pouco para parecer resultado. E aqueles que não acreditavam ou riam de você, ficarão surpresos com o resultado do seu árduo trabalho. E as flores que você tanto desejava, irão florir na sua vida e fazer mais bela não somente a sua vida, mas a vida de todos aqueles ao seu redor.





9 comments:

  1. Belissimo post!!
    Realmente nos leva a uma reflexao sobre várias coisas que achamos sem solucao e que na realidade sao tao simples de se resolver, quando paramos pra concentrar nossos pensamentos e boas energias nelas!!

    Obrigada pela visita ao meu blog, volte sempre!! Beijao!! =D

    ReplyDelete
  2. Seu jardim te deu algo que foi além, olha eu aqui aprendendo com vocë que aprendeu com seu jardim.
    Eu amei cada linha, precisando por em pratica muita coisa, inclusive aprender com meus jardins(embora eu nao tenha um em casa).
    obg viu?
    bjs

    ReplyDelete
  3. Ká: acho que a vida é bem mais simples do que imaginamos, nós que complicamos tudo!

    Wilqui: fico feliz em saber que você aprendeu comigo o que eu aprendi. Tão gostoso trocar experiências assim!! Eu aprendo muitão com seus lindos posts também.

    ReplyDelete
  4. O engracado como amadurecemos, sempre morei em casa com quintal e nunca me inspirei para plantar, ter cuidado com o quintal. Sempre foi trabalho pro meu pai. MAs, desde que me mudei para esta casa que moro hoje aqui nos EUA, notei que agora eu era a responsavel pelo cuidado da minha casa. Se eu quisesse um jardim bonito eu teria que fazer. Posso te dizer que eu fui a mais beneficiada com isso. Plantar me deu muita paz, eu penso, faco coisas que eu nem sabia que sabia fazer. E ter que molhar as plantas eh como se eu tivesse cuidando da minha filha. Mas, outra coisa que tbm me relaxa, me deixa refletir e limpar a casa. Quanto mais problemas eu tiver na mente mais limpa a minha casa fica rs Porque eu comeco a pensar na vida e vou limpando sem nem pensar muito, meio que no automatico. E paras as pessoas que pensam que quem sao os beneficiados sao as pessoas a minha volta esta completamente enganado. Eu sou a mais beneficiada, pois eh como se fosse um terapia, estou mais paciente, me conheco muito mais. =)

    ReplyDelete
  5. Thabata: Também tenho o limpezaterapia, tanto que quando estou estressada ou triste até mesmo o meu marido fala pra eu ir limpar alguma coisa :-). Mas funciona mesmo! Além de arejar a cabeça, dá uma satisfação ver as coisas limpinhas e organizadas :-)

    ReplyDelete
  6. Que post mais maravilhoso! Concordo plenamente contigo de que cuidar do nosso jardim é essencial para uma vida feliz. Deus abençoe teus dias e essa tua cabeça linda capaz de produzir textos tão inspiradores! Bjs!

    ReplyDelete
  7. Flor, muito obrigada pelas palavras carinhosas!

    ReplyDelete
  8. Queria, muito obg pela preocupação. Estamos todos bem!

    Um grande beijo,

    Rebeca
    xoxo

    ReplyDelete

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!