O segredo da felicidade

Por muito tempo eu corri atrás da felicidade. Achei que precisava ter coisas e pessoas em minha vida e aí seria feliz. Depois me disseram que felicidade não existe e que temos momentos felizes ao longo da vida.
Porém, conheci pessoas que eram felizes mesmo diante de circunstâncias que não eram tão boas e fiquei intrigada para saber qual era o segredo.
E busquei, busquei, busquei até que encontrei. Parecia simples demais para ser verdade, mas era. Era não, é simples porque eu posso dizer que sou feliz.
Tenho problemas? Sim!
Tenho momentos de tristeza? Sim!
Fico mal-humorada? Com certeza!
Tenho acessos de raiva e perco a razão? Mais vezes do que eu quero admitir...
Mas mesmo assim, posso dizer que sou feliz.
O segredo? Posso resumir em 2 coisas:

1 - Seja realmente grato pelo o que tem. De verdade. Todos os dias. E não se preocupe com as coisas que você quer e não tem ainda.
2 - Tudo é temporário. O dinheiro, a alegria, a tristeza, os momentos, as lembranças. Aprenda a aproveitar o momento e deixe as coisas que precisam ir, simplesmente ir...

Quando coloco estas duas coisas em prática na minha vida, eu me sinto leve e posso afirmar, sem dúvida nenhuma que sou feliz.

E você, qual o seu segredo da felicidade?
 


12 comments:

  1. Adorei Eliana! Verdade. Eu e Bryan assistimos um documentario que falava sobre isso, sobre como pessoas que tem muitas coisas nao sao felizes e como pessoas com tao pouco sao. Nao lembro direito, nem lembro o nome do documentario, mas eh interessante.
    Eu posso dizer que sou feliz tb, e pelo motivo numero 1. Por sempre tentar contar minhas blessings ao inves de contar aquilo que nao tenho ou o que acontece de ruim.
    :)

    ReplyDelete
  2. Oie!! O meu blog nao tem como repsonder aos comentarios e notificar a pessoa (ou eu nao sei fazer isso! ahah). Entao vim aqui e vi que voce tme um blog tambem! AMEEEI :)) vou seguir jah pra nao perder nada :) Muito obirgada pelas palavras lindas! Desejo tudo de melhor pra vc tbem! vamos ver se qdo eu voltar pra sf com tempo eu consigo passar por aih, ne???
    Um beijo e mto sucesso!

    ReplyDelete
  3. Quando li o titulo do post lembrei de um filme(maravilhoso) que tem justamente esse nome, sem duvida vc deve conhecer.Eh um filme que toca muito, mas ainda, por ser uma historia real.
    Eu ainda nao to podendo zanzar de blog em blog nao sabe? por falo demais´escrevo´dai depois me sinto imensamente cansada, logo só ando lendo...
    Hoje acordei, e seu blog era o primeiro da lista atualizado, e foi uma balsamo ler vc, ler sobre sua felicidade, me atrevo a passar longos minutos tentando te escrever(devagar) pra te dizer sobre a minha...
    pra mim a felicidade(a minha felicidade) é está em paz...na alma, no coracao, no espirito, na mente e no meio em que se vive, com o outro e acima de tudo comigo mesma... sem paz...eu nao me sinto feliz nunca. chorei muito quando li seu comentario, chorei de alegria, obg pelo versiculo, eu recebo tudo que vc me disse ali...obg....´´dedo cansou´´vou-me bjao

    ReplyDelete
  4. Ai que texto mais lindo, ando muito sensivel ultimamente ( sempre que faco aniversario parece que tudo fica mais colorido e forte ) entao o teu post me fez chorar. Simples assim. Mas tambem me fez feliz. Concordo contigo, felicidade pode ser diaria, se soubermos apreciar os momentinhos da vida e como voce sapiamente disse, deixar ir o que ja nao pertence mais... beijos felizes para voce moca e uma linda e abencoada semana!

    ReplyDelete
  5. é o momento presente, tem o nome de present porque é exatamente isto um gift. O futuro pode nunca chegar e o passado já foi, quando aprendemos a curtir o presente, descobrimos então como ser feliz...bjs linda

    ReplyDelete
  6. Paulistana, descobri que todo mundo nasceu pra ser feliz, mas todo mundo meio que gosta de complicar tudo! :)
    Meu segredo é descomplicar!
    Descomplicando, sempre. Esse é meu lema!

    Beijo,
    Rebeca
    xoxo

    ReplyDelete
  7. O segredo vc já disse: gratidão. Não é que a vida vai ser sempre um mar de rosas, mas nós sabemos que a felicidade é algo que vem de dentro.A pessoa pode ter tudo ocorrendo como queria mas mesmo assim se não souber cultivar gratidão, vai sempre olhar para as bênçãos como senso de obrigação ao invés de presentes dados por Deus.

    Bjos

    ReplyDelete
  8. Nossa Paulistana! Que linda mensagem! Amei este post! A felicidade e realmente muito dificio de entender! Nao se basea em coisas, mas as vezes as "coisas" te fazem feliz! Nao se basea em pessoas, porque as pessoas podem te fazer tristes! E realmente um estado de espirito que pode surgir do inesperado!

    ReplyDelete
  9. O presente é o suficente para garantir nossa felicidade...O segredo da felicidade é que ela de tão simples não tem segredo algum...bjs seu post é ótimo para reflexões

    ReplyDelete
  10. Nani: há algum tempo atrás eu também assisti um documentário sobre a felicidade. Deve ter sido o mesmo. Todos os dias eu tento lembrar pelo menos de 1 coisa pela qual sou grata e isto me traz felicidade, mesmo em meio a momentos tristes. AS vezes a gente precisa ser um pouco Pollyanna.

    Martha: que bom receber a sua visita e o seu comentário!! Se você vier pra SF com certeza nos encontraremos!!! Beijos e continue seu caminho de sucesso!

    Wilqui: Me emocionei com o seu comentário, mas você precisa descansar mulher!! Obrigada pelo seu carinho e pela sua mensagem, espero que você se recupere logo!!!

    Flor: obrigada pelo carinho e por suas palavras. Fazer aniversário é tão bom, eu amo!!! Espero que você tenha um ótimo aniversário :-)

    Lia: é bem assim mesmo. Precisamos viver no presente porque é a única coisa que temos e é realmente um presente de Deus pra nós.

    Rebeca: falou pouco, mas disse muito! Realmente complicamos muito a vida e assim acabamos achando que pra encontrar a felicidade precisamos de uma fórmula maluca que ninguém sabe ao certo.

    Gisley: gratidão sempre, senão nunca ficaremos satisfeitos com o que temos, sempre ficaremos com a sede de mais, mais, mais e esta insaciedade é receita certa para se tornar infeliz.

    Adriana: coisas e pessoas podem te fazer feliz por um tempo, mas se você não cultivar a felicidade em você, estes momentos quando passarem levarão consigo a alegria do coração

    ReplyDelete
  11. Eliana, post lindo, msg linda! Leve, mas com um deep meaning que nos faz refletir sobre pequenas coisas que deixamos a agitação da vida colocar de lado!! Bjss

    ReplyDelete
  12. Aline: obrigada. Não são as coisas mais simples da vida as melhores?

    ReplyDelete

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!