"Se você não se cuida, você não se ama."

Este sábado fui à cabeleleira. E como sempre, ela joga a conversa de que eu precisava pintar o cabelo para esconder os fios brancos, porque afinal, mulher tem que se amar e se cuidar.
Vou levar em consideração que ouvi a frase de uma pessoa que ganha vida fazendo transformação na cabeleira dos outros, mas olha, eu fico meio brava quando alguém vem com este papo que se você não se cuida, você não se ama. Quer dizer que pelo simples fato de que eu assumo os meus cabelos brancos eu não me amo? Ou porque eu continuo contra a moda do alisamento/relaxamento e afins e assumo com orgulho os meus cachos naturais e nem sempre tenho tempo de fazer e pintar as unhas eu não me amo?
Não ando por aí maltrapilha e descabela, que fique bem claro, e admiro bastante as pessoas que fazem a maior produção de visual e se arrumam super bem, mas só porque eu não tenho o visual da Kim Kardashian e o cabelo daquela atriz que está fazendo sucesso na Globo, não venha me dizer que eu não me cuide e não me ame.
Cada um tem a rotina de beleza que gosta e pode e acho que ninguém tem o direito de julgar a outra pelo excesso ou falta de "cuidados consigo mesma". Percebo que aqui nos EUA as mulheres tem quase que uma obsessão com aparência, meninas bem novas já vão para a escola com maquiagem super pesadas e a mulherada tem pavor de um acontecimento natural que irá atingir todos os mortais: envelhecimento.
Mas por favor, não pensem que eu seja contra estas coisas de mulher, não sou! Gosto de ver sites de maquiagem, cabelo e até ver algumas dicas de moda e beleza, mas sinto que tem algumas coisas que simplesmente não são pra mim. Talvez seja porque nunca tenha tentado de verdade ser "mais feminina", pela preguiça ou sei lá, é uma coisa que não me atrai e talvez um dia mude, mas estou contente do jeito que sou, pelo menos a maior parte do tempo.
Acredito que sim, se você se ama você vai cuidar melhor de você mesma, mas isto não significa apenas da sua aparência. Se cuidar significa afastar coisas que faça mal ao seu corpo, a sua mente e ao seu espírito, isto inclui pessoas que não te fazem bem, fofoca, mentiras, vícios, etc, etc, etc. E é este tipo de cuidado que mais tenho buscado pra mim. Quem sabe quando a reforma interna terminar a de fora também não recebe uma transformação? Mas dos cachos, eu não me desfaço de jeito nenhum!

5 comments:

  1. Eu concordo (em parte) com o "quem se ama, se cuida," mas com a seguinte ressalva: vc não precisa seguir os padrões de expectativa da sociedade para "se cuidar/se amar." Se vc curte seus fios brancos e eles te fazem bem, então saia na rua esbanjando charme com eles! Não tasque tinta neles (que seria a expectativa social, né?) Eu, por exemplo, tenho uma falha na sobrancelha (minha primeira catapora foi ali e desde os 3 anos de idade, não cresce pelinho). TODA SANTA VEZ que vou fazer a sobrancelha ou que algum maquiador profissional me "produz," eles sentem a necessidade de cobrir essa minha "imperfeição." Aí eu já começo falando: "Olha, eu AMO minha falha. É meu charme! Se vc pintar/preencher esse buraquinho, realmente, vai ficar simétrico, mas vou olhar no espelho e não serei "EU", sabe?!"
    Mas isso não quer dizer que não me amo/não me cuido...pelo contrário: amo minha falhinha querida, aceito ela e sigo feliz assim! :)
    Ou seja, se teus cachos te fazem feliz, cuide deles, paparique os cachos com hidratantes e máscaras e qualquer outra coisa "mulherzinha" que realce mais ainda sua beleza natural. Mas não os alise pq é isso que a sociedade dita e espera. :)
    Beijinhos e uma ótima semana!

    ReplyDelete
  2. Eliana, eu bem entendo oq ue vc diz! Honestamente, sei lá se este cuidar que as pessoas pregam é um cuidar real. Para mim, se cuidar é ser real consigo mesma, é se sentir confortável em sua on skin. Se seu cabelo tem fios brancos e vc está de bem com isso, pq isso significa q vc n cuida de si mesmo? Conheço um número enorme de meninas que não consegue sair de casa sem maquiagem, mas isto não é para mim. Sou a favor de fazer o que nos deixa confortável e feliz!! Bjss

    ReplyDelete
  3. Concordo com vc... eu já passei dos 30 e agoraaaa que eu tô começando a me interessar por cremes antirrugas, por maquiagens... eu antigamente (e espero continuar assim) não gasto uma fortuna em cremes e maquiagens, mas não critico quem o faça... A minha beleza sem maquiagem é muito mais elogiada do que quando pinto a cara rs

    Kisu!

    ReplyDelete
  4. Ja pensou em trocar de cabeleleira? imagina se eu chegasse pra um cliente e dissesse, se vc nao fecha um plano financeiro por valor Y comigo,vc nao ama a sua familia!

    sabe Lia, o servico que ela oferece tem em todo lugar.Pegue seu dinheiro e invista num profissional que lhe respeite como cliente.Se vc trabalha duro pelo seu dinheiro,seu dinheiro deve trabalhar a seu favor e pagar um servico mas ouvir dessas e dizer que a pessoa pode ser boa no que faz mas ter um costumer service terrivel.As pessoas nao compram o servico se antes nao comprarem primeiramente o profissional.

    O seu dinheiro merece mais que isso.Eu fiquei mais exigente com costumer service depois que eu passei a trabalhar com financas.Se nao gosto do costumer service,nao volto e nem dou tip.

    Bjos!

    ReplyDelete
  5. Helen, Bah e Aline: Vocês estão mais do que certas e é mais ou menos o jeito que encaro este negócio de "se cuidar". Eu cuido de mim e não é porque não faço o que todo mundo faz que não estou me cuidando, mas tem pessoas que infelizmente pensam de outra forma. Bah morri de rir com o seu comentário da maquiagem eu lembro que quando me casei foi o único dia em que coloquei maquiagem pra valer e eu fiquei paralisada achando que eu estava parecendo uma palhaça, que aquela não era eu... depois acabei me esquencendo que estava com a cara pintada e as fotos depois agradeceram a maquiagem.

    Gisley: já pensei em trocar de cabeleleira, mas foram por outros motivos. Ela pode pensar o que for, dizer o que for, mas enquanto fizer no meu cabelo o que pedir, está bom. Eu não confio meu cabelo com qualquer um, fiquei anos sem cortar e agora já faz mais de 3 que ela cuida dos meus... vamos ver onde esta novela termina...

    ReplyDelete

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!