6 anos de Califórnia...

13 de fevereiro de 2008.
Depois de um vôo perdido, uma viagem cansativa, coração cheio de medos, dúvidas, saudades. Avisto água, água, água e o avião vai baixando e eu não vejo sinal do aeroporto. Aparece uma ponte enoooorme no meio da água - a San Mateo Bridge - e eu fico me perguntando cadê o aeroporto, meu Deus???
O avião fica mais baixo e o meu coração acelera mais até finalmente ver a pontinha da pista e o avião tocar no chão. Era uma tarde linda, céu azul sem nuvens, um tempinho até gostoso pra quem tinha acabado de sair de uma nevasca na outra costa. E o capitão disse: "Welcome to San Francisco" e o meu coração pulou de alegria e medo. "Estou na Califórnia, meu Deus do céu! Não acredito!!". Era muito surreal.  Dali a alguns minutos estaria atravessando a Golden Gate Bridge para ir pra minha casa temporária. A emoção foi enorme, aquele cartão postal que via em fotos e filmes estava ali, diante de mim com o seu majestoso vermelho-ferrugem contrastando com as montanhas verdes e o céu azul. A sensação de atravessar aquela ponte pra mim nunca mudou. Ela faz parte da história da minha vida. Mal sabia eu que o meu primeiro date, com o amor da minha vida e agora meu marido seria ali. Mal sabia eu que iria passear por lá para esquecer problemas, para levar amigos que visitam e que seria pano de fundo da foto mais linda do dia do meu casamento.
Desde aquele dia tanta coisa mudou na minha vida, é até difícil colocar em palavras o que a Califórnia significa pra mim. Tem dias que a odeio, tem dias que penso que jamais irei sair daqui.
Só sei que depois de 6 anos neste lugar, o coração não palpita mais quando vejo as águas antes do avião aterrisar chegando em San Francisco ou os prédios agora já tão familiares chegando em San Jose.
E quando escuto o capitão dizer "Welcome to San Francisco" ou "Welcome to San Jose". O meu coração fica feliz e sente paz porque sei que cheguei em casa. Meu lar, doce lar.

Primeira travessia na Golden Gate Bridge

No nosso casamento...

5 comments:

  1. Nossa...adorei teu post...me identifiquei tanto porque a minha vida nos EU começou na Califórnia também,em Orange County.
    Procurei teu nome mas nao achei!
    Moro nos EU ha 21 anos, e amo demaaaais esse pais...meu lar, como você diz!
    Sou blogueira desde 2010, mas dei uma parada por 1 ano e meio e estou tentando voltar..rs.
    Voltarei aqui!!
    Bjks!

    ReplyDelete
  2. Eliana, entendo perfeitamente sobre esta sensação de chegar em casa. Nos meus primeiros anos aqui, achei que ela nunca chegaria, mas hj é exatamente assim que me sinto!Feliz aniversário de EUA :) Bjsss

    ReplyDelete
  3. Tatiana: Seja bem-vinda! Eu lembro do seu blog, o vida bi-cultural. Uma pena que você deixou de escrever, gostava de ler!

    Aline: Obrigada querida, é uma sensação estranha mesmo, principalmente quando volto do Brasil, mas aqui (pelo menos por enquanto) é onde minha casa e minha vida está.

    Gabriel Viveiros: Não sei porque o seu comentário não apareceu aqui, mas respondendo a sua pergunta, San Francisco (como todo lugar do mundo) tem muitos brasileiros, basta apenas encontrar um que logo você encontra uma galera inteira! Eu não uso Facebook, mas se você quiser procure páginas Brasileiros em San Francisco, Consulado Brasileiro em San Francisco e coisas deste tipo, além disso tem um site chamado meetup onde você pode procurar grupo de pessoas com o mesmo interesse que você e há sim grupos de Brasileiros desta região. Boa sorte com o emprego!

    ReplyDelete
  4. Oi Eliana, meu nome é Patricia e quem me falou do seu blog foi a Sheila. Atualmente sou Au Pair aqui em San Jose, vivendo uma fase dificil. Li alguns dos seus textos, mas esse realmente me emocionou porque eu nunca pensei que fosse chegar até aqui. Mas os planos de Deus são sempre maiores e melhores. Gostaria de falar mais com você. Pode ser por email? Obrigada pelos seus textos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Patricia!!
      Podemos trocar email sim, mas não tenho como te contactar... Passa o seu email pra Sheila ou entao mande email pra mim no email que esta no meu perfil aqui do blog que a gente conversa :-)

      Delete

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!