Aumento de crime na Bay Area...

Eu sou de São Paulo. Da periferia da zona sul da cidade.
Violência é algo que fazia parte do meu dia-a-dia, no sentido de estar sempre alerta quando estava na rua. Lembro que a minha mãe me obrigava a andar com "dinheiro pro ladrão" dentro da carteira (um dinheiro que ficava reserva e que eu entregasse caso fosse assaltada) porque assim ele não ficaria com raiva e fizesse "uma maldade" comigo.
E eu saí de São Paulo, mas São Paulo não saiu de mim. Mesmo morando num lugar muito mais seguro, onde a maioria das pessoas andam por aí despreocupadas com seus pertences pessoais sejam celulares de última geração, jóias, relógios, carros caros. Todos se sentem seguros e os americanos, em sua maioria vivem na bolha da segurança e da crença de que "aqui é um lugar seguro/ isto nunca vai acontecer comigo."
Infeizmente tenho percebido através do noticiário que os "crimes de oportunidade" estão aumentando por aqui. Lógico que não se compara com a proporção de São Paulo (nem dá para comparar já que só Sampa tem mais de 3x o tamanho da região da Bay Area), mas é infelizmente comum ler notícias e ver reportagem de assaltos e furtos.
Para vocês terem uma idéia, um dos lugares mais arriscados para "se perder" um Iphone é dentro de ônibus em San Francisco. Há grupos que simplesmente arrancam o aparelho da pessoa enquanto ela está distraidamente usando no ônibus, dá sinal e sai correndo quando a porta abre. O aparelho é vendido ou trocado por drogas e as chances de recuperá-lo são muito difíceis.
O aumento deste tipo de coisa é uma combinação de fatores, acredito eu. Primeiro de tudo a crise financeira que ainda está afetando a região. O seguro-desemprego foi cortado de milhares de pessoas na região e a gente sabe que infelizmente é na época de crise que muitos com a oportunidade de dinheiro fácil/necessidade acabam tomando atitudes desesperadas. O segundo fator, acredito que é aquele senso de segurança que as pessoas tem e não tomam cuidados básicos, o que eu e você chamaríamos de bom-senso.
Pensa bem... você deixaria a chave reserva do seu carro dentro dele a porta destrancada? Pois é... uma mulher deixou e teve o carro roubado e ela diz que achou que tinha se mudado para um lugar seguro, mas que agora, veja bem, AGORA aprendeu a lição e vai trancar a porta do carro. Várias vezes os policiais aparecem dando "dicas" de segurança dizendo para os moradores "tranquem as portas das suas casas"... eu até entendo a inocência destas pessoas porque simplesmente eles nunca tiveram que viver num lugar onde houvesse violência, mas bom senso que é bom parece que está faltando em muita gente por aqui.
Eu só fico imaginando como é que o pessoal lá em Sampa iria reagir vendo um vídeo como este, que saiu esta semana no jornal local...
Desculpem não traduzir o vídeo que se encontra no link abaixo, mas basicamente está dizendo o aumento de furtos em casa e carros que estão simplesmente com portas abertas numa vizinhança considerada tranquila e de média classe. A mulher de vermelho da reportagem foi a que eu citei aí em cima, tinha acabado de se mudar na região e teve o Audi roubado praticamente na porta de casa às 5pm.

Reportagem sobre furtos em Alameda County


Por tanto, não importa onde esteja - fique sempre de olhos abertos! Trombadinha, ladrão e gente ruim tem em todo lugar do mundo, viu!! Conheço gente que já foi roubada nos lugares mais "chiques e seguros"do mundo - Paris, Londres, New York, Orlando, Roma, etc, etc. Quando for viajar não deixe o bom-senso em casa.  :-)

4 comments:

  1. Eu entendo perfeitamente o fato do " vc sai de SP, mas SP nao sai de vc". Todo mundo me chama de paranoica por aqui! Eu estava trabalhando fazia 4 meses, quando minha equipe mudou de andar e, no dia da mudanca, recebemos um e-mail avisando de que teriamos que levar o laptop pra casa. Eu fiquei em panico, porque pego trem e teria que levar o computador naquela mala que todo mundo sabe que tem um laptop dentro... fui falar com a minha chefe que nao achava isso seguro e nao tinha me preparado pra isso, que se soubesse teria pedido pro meu marido vir me buscar e teria trazido uma mochila "comum" pra nao ser tao obvio que estava carregando um computador. Ela morreu de rir de mim e me indicou pra dar palestras pro pessoal da empresa que esra expatriado pra paises considerados perigosoos. Coisas como nao ande com o vidro do carro aberto, esconda o GPS quando estacionar o carro ( de preferencia em um estacionamentO), nao abra a carteira na rua e nao deixe a bolsa desvigiada em bares sao obvias pra gente, mas pra quem nunca precisou se preocupar com isso e uma coisa do outro mundo!

    ReplyDelete
  2. O povo se confia demais mesmo!!! Abre a carteira por aqui meio que exibindo os cartões de crédito, pedindo para ser roubado. Eu já vi eles fazerem cada coisa aqui! Mulher que deixou a carteira no banco da igreja e depois ficou com raiva quando voltou e não estava lá. Peraí não é gente, por favor!!! Santa negligência! É seus pertences!!!!

    Meu esposo uma vez deixou o paletó na igreja e depois ficou com raiva porque não encontrou. Eu dei uma dura nele e disse: querido, o paletó é seu! Não é culpa da igreja se alguém levou.Tem muita gente nova na igreja toda semana, gente que vem para visitar. Não dá pra confiar.

    Eu já falei várias vezes com o meu chefe que deixa a sala dele ABERTA E ESCANCARADA com o laptop na mesa enquanto estão fazendo o processo de orientação, mas deixa a porta aberta do mesmo jeito... Eles não processam.Não adianta, só vão ter cuidado quando forem roubados!

    ReplyDelete
  3. Anonima: Cansei de ser motivo de piada também, mas eu não ligo. Melhor se previnir do que remediar, não?

    Gisley: a confiança que eles tem na bondade e honestidade das pessoas é bonita, mas ingênua. Fruto da realidade em que vivem, são mesmo desprovidos do que nós apenas chamamos de bom-senso

    ReplyDelete
  4. Acho que o Japão AINDA é o lugar mais seguro do mundo no quesito furtos e roubos. Existe sim uma pequena taxa, mas geralmente quem comete esses tipos de crimes são da máfia ou ligados a ela.

    KIsu!

    ReplyDelete

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!