"Eu moro onde você tira férias!"

"Eu moro onde você tira férias!" era o nome de uma comunidade no Orkut onde as pessoas se gabavam em morar em lugares "legais". Paraísos tropicais, cidades cosmopolitas, destinos exóticos... aqueles lugares que a gente sonha em conhecer um dia e às vezes com muito esforço consegue juntar uma graninha e fazer uma viagem por alguns dias.
Mas existe uma enoooooooorme diferença entre morar e passear em um lugar. Muitos conhecidos e amigos acham o máximo eu morar na Califórnia. Eu amo morar aqui, mas existe uma diferença enorme da vida que eles acham que eu levo e a vida que eu realmente tenho aqui.
Pra eles, eu vivo aproveitando o Sol e calor a beira da praia, ou passeando pelas ruas charmosas de San Francisco, comendo em restaurantes caros e indo passear todos os finais de semana naqueles pontos turísticos maravilhosos. E claro, indo nos shoppings e outlets da vida para aproveitar todas aquelas incríveis promoções! Porque rotina não existe na Califórnia, não é mesmo? Isto é coisa de cidades como São Paulo...
O que eles acabam esquecendo é que eu moro aqui e não tenho uma conta bancária igual a do Mark Zuckerber ( o dono do Facebook). Então eu tenho que trabalhar, limpar casa, fazer compras, etc. etc. etc. Durante a semana eu tenho rotina como qualquer outra pessoa de qualquer lugar do mundo e se não tomar cuidado no final de semana eu só quero ficar dentro de casa ou ficar correndo de um lugar para o outro com o marido para terminar as tarefas e compras que não foram feitas durante a semana. E quando a gente percebe, já é segunda-feira novamente e a rotina começa de novo (acha que a gente não sofre de síndrome do domingo à noite por aqui, né?).
Reconheço que é um privilégio enorme poder "dar a louca" e em menos de 1h estar numa praia bonita, fazendo picnic num parque gostoso ou visitando San Francisco, mas não é sempre que faço estas coisas. Mas não estou reclamando, de forma alguma! É bom ter esta disponibilidade, embora acredito que às vezes acabo me tornando complacente com o fato de que tudo isto está disponível pra quando eu quiser, então acabo não aproveitando como deveria.
Já uma pessoa que vem para cá como turista vem com tempo e recursos para aproveitar o que este lugar tem de melhor, tem uma pressa de absorver e ver o máximo de coisas possíveis porque não tem a mesma disponibilidade de estar aqui sempre que quiser. O turista também não vê muitas vezes o lado ruim do lugar, então sai daqui com a impressão de que tudo é realmente lindo e maravilhoso.
Um dos posts mais visitados aqui do blog é o que eu justamente falo sobre A Califórnia que eu vivo, mas é um post mais genérico sobre a região e como as pessoas interagem e como as coisas meio que funcionam aqui.
Depois de dar uma olhada no conteúdo geral e de algumas dicas, decidi que vou começar a compartilhar mais aqui no blog sobre as coisas que gosto de fazer aqui, os lugares, as curiosidades locais. Mas não vou transformar este blog naquele em um blog de viagem, cheio de dicas detalhadas e fotos lindas para você programar as suas férias pra cá, apenas mostrar o que gosto de fazer por aqui.
E por falar em curiosidade, confesso que não acompanho novela da Globo, mas a próxima novela Geração Brasil terá início em maio contará a história de um carinha que fundou uma companhia de tecnologia e há cenas filmadas aqui, no Vale do Silício. To morrendo de curiosidade pra ver os lugares que eles vão mostrar e a idéia de que vão passar do povo daqui.
Enquanto isto, deixa eu voltar ao trabalho porque sabe como... é final de mês e as contas também chegam na minha caixinha de correio californiana :-).

15 comments:

  1. Entendo bem o que vc disse pq moro numa cidade bem turística e quase nunca aproveito o que de bom ela tem. Mas continuo achando que somos privilegiadas rs.
    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Verdade Paula, você mora em Salvador! Acho que às vezes quando temos os lugares a nossas disposição não damos muito valor... Eu tenho vontade de conhecer Salvador, a minha mãe é bahiana e apesar de ter ido na cidade natal dela não dei um pulinho aí...

      Delete
  2. Aee finalmente vamos ver a sua rotina! Fotos, por favor pra gente ter ideia! Sobre a novela, sei lá. Sempre que a Globo dá ênfase num lugar em suas novelas, os pacotes de viagem sobem que é uma beleza e ainda por cima vai aumentar o número de gente querendo imigrar auhauahaua

    Kisu!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pode deixar Bah, vou colocar as fotos!
      Pacote de viagem subindo por causa da novela, não tinha pensado nisto! hehehe

      Delete
  3. Oba!!! Quero fotos e dicas daí!!!! :))
    A rotina faz com q a gente deixe de aproveitar muitas coisas mesmo, ser turista é ótimo, algumas vezes por ano. Mas viver sem rotina é incrivelmente chato! Que paradoxo!!! :)

    Beijo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Rebeca, quanto tempo mulher!!!
      Viver sem rotina é praticamente impossível... mas precisamos sempre aproveitar o melhor da vida sem ser massacrados por ela :-)

      Delete
  4. Eliana, eu admito que a rotina me engoliu nos últimos anos rsrs mas este ano marido e eu decidimos que vamos desbravar mais nossa cidadezinha e os arredores. Percebi que nunca falei muito sobre onde moro lá no blog, acho que vou seguir sua liderança e falar mais um pouquinho das coisas que fizer este ano :-) Eu amei SF, e até hoje estou em busca de um waffle tão gostoso quanto o do Blue Bottle rsrsrs Bjss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Adoraria saber mais sobre o lugar que você mora Aline, porque sinceramente quando penso em Michigan, só penso em gelo! :-).
      Este lugar que você mencionou eu não conheço, pra ser sincera eu como muito pouco em restaurantes em San Francisco, mas vou anotar a sua dica!

      Delete
  5. Oiii!!!! Estou com passagem marcada para california em julho e gostaria de saber como chama essa praia que tem a vista da golden gate na pagina inicial do seu blog! Simplismente incrivelll!!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Natália, o nome desta praia é Baker Beach, ela fica no Park Presidio. Você também pode ter uma vista linda da ponte e de Alcatraz de outra praia chamada Crissy Field! Espero que você aproveite bastante a sua estadia na Califórnia e se vier para San Francisco, não esqueça de trazer agasalho porque a cidade fica fria na época de verão!

      Delete
  6. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  7. Oi, peguei varia dicas legais para o meu roteiro, vou estar ai no dia da abertura da copa, onde os brasileiros assistem os jogos do Brasil, você conhece algum bar legal?

    Bjs e muiiiito Obrigada

    Simone

    ReplyDelete
    Replies
    1. Simone, eu não frequento bares em San Francisco, mas tenho recebido propaganda de vários restaurantes brasileiros que estarão passando os jogos. Você pode encontrar maiores informações no jornal Brasileiro aqui da região: http://www.brasilbest.com/

      Delete
    2. Muiito Obrigada!!!!!

      Simone

      Delete

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!