Você seria capaz de fazer isto?

Perdão.

Uma palavrinha tão pequena, mas tão difícil de ser colocada em prática - de verdade - em nossas vidas. Quem é que nunca teve uma decepção na vida, ficou com raiva ou ódio de alguém e passou um tempo (pouco ou muito) preso ao rancor. E mesmo que conscientemente saibamos que não faz bem para o espírito, coração e corpo não perdoar alguém, é tão difícil perdoar!
Esta semana li o POST no blog da Bah que fala sobre ingratidão. Não tinha nada a ver com perdão, mas me fez recordar a ausência de amigos nos últimos meses, justamente no momento em que estou mais fragilizada e precisando deles. Mentalmente já os estava riscando do livrinho da amizade e os movendo para a posição de conhecidos. Mas não sentia paz, estava ficando triste. Chorei, reclamei, até que parei e orei. E ouvi uma voz sussurrando em meu ouvido: "Perdoe".
Pode até ser que eles estejam distantes de mim, ou tenham me dito as palavras erradas nos momentos errados, mas eles tentaram o melhor deles. Ou até mesmo falharam como amigos, mas será que isto justifica a minha reação de riscar a amizade deles? E quantas vezes acabei magoando alguém com as minhas palavras e ações ou a falta delas? Provavelmente mais vezes do que eu saiba e possa imaginar. Então hoje pela manhã quando assisti ao sermão online da minha igreja, o assunto foi justamente sobre perdão. Se tinha alguma dúvida do que deveria fazer, agora estava muito claro...
Na mensagem o pastor Bret Allen diz que perdoar não é questão de querer. Também não é questão de perdoar e esquecer. Perdoar não é apenas palavras jogadas ao vento, mas demonstrada em atitudes. A pessoa que irá se beneficiar mais com o perdão será a própria pessoa que perdoar. Não deixe medo e orgulho dominar você. E perdão precisa acontecer entre você e Deus em primeiro lugar.

Ahhh, mas se você soubesse o que fizeram comigo! Quanto eu sofri... imagino que há coisas horríveis e inimagináveis que parecem impossíveis de serem perdoadas, mas com a graça divina um ser humano tem a capacidade de fazer o que parece impossível. E foi aí que eu me recordei de uma história que me faz chorar todas as vezes que leio. E uma música que me toca muito e me inspira a ser uma pessoa melhor. Se você leu este post até aqui tenha paciência comigo, o resto vale a pena ler...

A história de Reene Napier - uma história de perdão verdadeiro

No dia 11 de maio de 2002, um motorista embriagado matou a filha de Reene, Meagan e sua amiga Lisa. As duas tinham apenas 20 anos de idade. O motorista, Eric Samllridge foi preso e sentenciado a 30 anos de prisão no estado da Flórida. A justiça havia sido feita. Mas este não é o final da história. Dois anos depois Reene transformou a sua dor em missão e começou a falar em escolas e dar palestras sobre os perigos de beber e dirigir. Ela estava fazendo um excelente trabalho de conscientização entre os jovens, mas dentro dela estava faltando alguma coisa. Perdão.
Eu imagino o quanto deve ter sido difícil pra esta mulher obedecer aquela voz. Muitos devem ter pensado que era ela louca. Eric recebeu o que merecia, ele tinha sido inconsequente, irresponsável e deveria pagar pelo seu erro. Reene viu um jovem perdido, arrependido com a vida arruinada por um erro. E ela o perdoou. Não apenas com palavras escritas ou proferidas, ou um abraço emocionado. O perdão se transformou em ação. Ela convenceu os outros membros da família a perdoá-lo também, e juntos eles entraram com um pedido junto à corte da Flórida para REDUZIR a pena de Eric. Ela queria dar àquele jovem uma segunda chance. Depois de muita briga, seu pedido foi concedido e Eric teve a sua sentença reduzida em 11 anos e foi solto em 2012.
Mas se você achou que Reene e sua família nunca mais ouviram falar dele, está enganado. Eric participa das palestras sobre embriagês no trânsito com Reene. Perdão demonstrado com ações e não apenas com palavras.
Reene abriu uma fundação em memória da filha e você pode encontrar mais informação sobre o trabalho dela e detalhes sobre o que resumi AQUI

Conheci esta história através de uma música chamada Forgiveness (Perdão) do Matthew West. Toda vez que a escuto coloco a minha vida em perspectiva e checo como está o meu coração. Acredite no poder do perdão e incorpore-o em sua vida. O maior beneficiário será você mesmo. Sempre. O que o outro irá fazer ou como irá responder, é entre ele e Deus. Faça a sua parte e seja livre.

O vídeo de Matthew West contando a história de Reene está em inglês e infelizmente não consegui achar uma versão traduzida no youtube. Mas se você puder, assista: Vídeo em inglês com a história de Reene

Abaixo o link e a letra da música original e com minha tradução livre.

 Vídeo clipe da música
Forgiveness (Perdão) - Matthew West

It’s the hardest thing to give away - É a coisa mais difícil de se dar
And the last thing on your mind today - E a última coisa em sua mente hoje 
It always goes to those that don’t deserve - Sempre acaba indo para aqueles que não merecem

It’s the opposite of how you feel - É contrário ao que você sente
When the pain they caused is just too real - Quando a dor que lhe foi causada é tão real
It takes everything you have just to say the word… - Toma tudo o que você tem só para dizer a palavra...

Forgiveness - Perdão
Forgiveness - Perdão

It flies in the face of all your pride - Vai contra todo o seu orgulho
It moves away the mad inside - Faz a ira ser removida
It’s always anger’s own worst enemy - É sempre o maior inimigo de sua própria raiva
Even when the jury and the judge - Mesmo que os jurados e o juiz
Say you gotta right to hold a grudge - Digam que você tem o direito de ter rancor
It’s the whisper in your ear saying ‘Set It Free’ - É o sussuro em sua orelha dizendo 'Liberte'

Forgiveness, Forgiveness - Perdão, Perdão
Forgiveness, Forgiveness - Perdão, Perdão

Show me how to love the unlovable - Mostre-me como amar o indigno de amor
Show me how to reach the unreachable - Mostre-me como alcançar o inacessível
Help me now to do the impossible - Ajude-me a fazer o impossível

Forgiveness, Forgiveness - Perdão, Perdão

Help me now to do the impossible - Ajude-me a fazer o impossível
Forgiveness - Perdão

It’ll clear the bitterness away - Irá limpar toda a amargura
It can even set a prisoner free - Pode até mesmo libertar um prisioneiro
There is no end to what it’s power can do - Não tem fim o que seu poder pode fazer
So, let it go and be amazed - Então vá e maravilhe-se
By what you see through eyes of grace - Com o que você verá através dos olhos da graça
The prisoner that it really frees is you - O prisioneiro que é realmente liberto é você

Forgiveness, Forgiveness - Perdão, perdão
Forgiveness, Forgiveness - Perdão, perdão
Show me how to love the unlovable - Mostre-me como amar o indigno de amor
Show me how to reach the unreachable - Mostre-me como alcançar o inacessível
Help me now to do the impossible - Ajude-me a fazer o impossível
Forgiveness - Perdão

I want to finally set it free - Quero finalmente libertar
So show me how to see what Your mercy sees - Então mostre-me a enxergar como Sua misericórida enxerga
Help me now to give what You gave to me - Ajude-me a dar o que Você me deu
Forgiveness, Forgiveness- Perdão, Perdão


Espero que esta mensagem inspire você a se libertar desta escura prisão esta semana. Seja qual for o tamanho da ofensa, lembre-se que ninguém esta isento de ser ofensor. Nem mesmo eu, nem você.


8 comments:

  1. Essa voz dentro de vc é a coisa mais doce de se escutar. Que bom que vc dá espaço para ela e se permite ser guiada pelo Espírito de Deus.
    Um beijo forte

    ReplyDelete
    Replies
    1. Concordo contigo Paula. Nem sempre é fácil obedecer, mas o caminho que Ele indica é sempre o melhor a seguir.

      Delete
  2. Menina... caiu como uma luva no dia de hoje. Eu e meu pai estamos passando algumas provações. Chegamos a conclusão que o melhor a fazer é orar e perdoar.
    Muito obrigada pelas palavras!
    Bêjos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pat, que bom saber que as palavras ajudaram de alguma forma a situação que você está enfrentando com o seu pai.

      Delete
  3. Eu aprendi a perdoar, mas não esquecer. São duas coisas distintas. EU perdôo para que eu possa seguir em frente. Perdoar tem a ver com a ausência de ressentimento. Não tenho mais ressentimentos com aqueles que me desejaram ou me fizeram mal, isso eu consegui processar nesses meses, hoje só os perdôo, mas cada um segue a sua vida.

    Kisu!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Exatamente o que o Pr. falou na mensagem, Bah. A gente sabe que perdoou quando consegue contar a história sem sentir novamente a dor, sem viver aquelas emoções ruins novamente... Você é uma pessoa muito forte e sábia, porque aprendeu que carregar consigo ressentimento não te faz bem.

      Delete
  4. Eliana, praticar o perdão é realmente tão complexo né? Não conhecia a história que vc postou aqui e fiquei impressionada! Eu admito que já falhei um bocado no campo do perdão, mas acredito que cada falha veio com uma lição. Obrigada por dividir esta história fantástica e dividir esta reflexão tão importante. Bjsss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu precisava dividir esta história, acho tão poderosa e inspiradora. Acho que a maioria das pessoas tem dificuldade com perdão porque não é algo natural nosso.

      Delete

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!