Geek tour no Vale do Silício


O Vale do Silício (Silicon Valley) é o pólo tecnológico do mundo. Toda empresa de tecnologia, eletrônica e afins tem sede ou pelo menos um escritório na região. O Vale fica cerca de 70km ao Sul de San Francisco - apesar de San Francisco ter a sede do Twitter não é considerado parte do Vale e é composto por várias cidades. Aqui as cidades são pequenas, então tem-se a impressão de que está se passando de um bairro para o outro ao invés de cidade para cidade - a maior cidade desta região é San Jose com 1 milhão de habitantes.
Lembro que quando me mudei pra cá ficava encantada passeando em frente das grandes empresas e imaginando o dia em que eu poderia trabalhar para uma delas! Aos poucos, acabei acostumando mas sempre quando alguém vem visitar a gente acaba indo nas empresas mais famosas (diga-se Google, Facebook e Apple). Eu devia tomar vergonha na cara e pelo menos tirar algumas fotos já que as coisas estão mudando tanto que as empresas grandes hoje podem ser apenas um nome amanhã... mas confesso que acho meio mico estacionar na porta da empresa, descer do carro e tirar foto da placa - porque é exatamente que se faz num geek tour - a não ser que você conheça alguém que trabalhe na empresa...
Mas chega de lero-lero e vou colocar algumas das fotos que tirei dos meu geek tour por enquanto

Apple
A famosa sede da Apple fica na cidade de Cupertino, no famoso endereço 1 Infinite Loop. Estacionar por lá pode ser um pouco difícil porque o estacionamento de visitantes é pequeno e está sempre cheio. Na sede tem uma loja da Apple onde você pode comprar produtos da empresa como em qualquer loja, porém é a única loja onde você pode comprar souvenirs da empresa (caneca, camiseta, boné, canetas, etc). O único problema é que ela só funciona em horário comercial. Ao redor da sede existem vários outros prédios da empresa espalhados pelas cidades de Cupertino, Santa Clara, Sunnyvale, San Jose.
A empresa está com um mega projeto para construir a sede em formato de Nave Espacial na mesma cidade há alguns quilômetros da atual sede - está criando um caos enorme no transito aqui perto de casa, mas é assunto pra outro post... Lembro que na época que o Steve Jobs morreu, eu fui lá e tinha um memorial pra ele cheio de maçãs mordidas, velas, cartas e acreditem ou não um Ipad com uma vela como proteção de tela... hahaha
Sede da Apple - Steve Jobs aterrorizou muita gente aqui :-)
Sede da Apple
Google
Acho o site do Google o mais legal de visitar. A empresa fica em Mountain View e pra chegar até lá você passa pelo Linkedin (por enquanto, a empresa se mudará para Sunnyvale em breve) e o Museu da História do Computador. O site da empresa é muito grande, tão grande que eles tem a disposição dos funcionários bicicletas para se locomover de um prédio para o outro. Geralmente os prédios são dedicados para um produto específico da empresa, então tem o prédio do Youtube, do Google Maps, do Android, etc.
Geralmente quando vou à Google paramos no prédio do Android onde há uma representação em estátuas dos nomes dos sistemas operacionais dos smartphones/tablets. Só uma curiosidade, a partir de 2009 eles começaram a ser nomeados como doces/sobremesas e estão seguindo ordem alfabética (começando com a letra C já que 2 OS já haviam sido lançados) - Cupcake, Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb, Ice Cream Sandwich, Jelly Bean e KitKat.
Também paramos na parte do Google Maps onde é possível ver o famoso Pontinho vermelho que indica a localização do lugar e tem um dos carros que fazem as fotos estacionados.
Bicletas coloridas para andar pelo campus da empresa
Estacionamento para visitantes próximo ao prédio do Android
Prédio Android
Prédio Android

Aqui fica o Google :-) - Carro que tira as fotos para Google Maps
Facebook
A empresa fica em Menlo Park e não tem muito o que fazer a não ser estacionar e dar uma corridinha básica até a frente da placa da empresa e dar o famoso joinha. Sempre tem outras pessoas tirando fotos por lá, mas é bom ter paciência ninguém fica lá pra sempre - pelo menos quando eu fui o povo sempre tira foto rapidinho. Eles estão sempre mudando o desenho da placa, então não fiquem tristes se o famoso joinha não estiver lá. Recentemente também foi mudado o nome da rua principal da empresa: Willow Road para Hacker Way.
Chegando ao Facebook com o antigo endereço



Nova placa da empresa
Se você pensa em fazer um geek tour, principalmente até o Facebook tente ir nos finais de semana já que não há expediente. O trânsito ao redor destas empresas é sempre complicado porque eles têm muitos funcionários e pode-se ter problemas para achar lugar para estacionar.

Agora se você é geek mesmo, vai querer conhecer a famosa "HP Garage" ou seja, onde os fundadores da empresa HP começaram o negócio dele. A casa fica em Palo Alto e é fechada, é patrimônio histórico.
HP começou naquela garagem no fundo desta casa...

Placa da Garagem da HP
O Museu de História do Computador que mencionei acima fica em Mountain View, é coisa pra gente muito, mas muito mas muuuuito interessada em tecnologia/história da informática. Eu sou geek mas confesso que fiquei extremamente entediada dentro do museu - eles possuem muitas máquinas que revolucionaram a nossa vida, coisas que hoje a gente considera arcaico mas tirando algumas partes da exibição, não achei que valeu a pena a visita...
Entrada do Museu da História do Computador


Ah, já em clima de Geração Brasil - quem aí está assistindo a novela??? (Vou comentar sobre ela em outro post!) Passei esta semana em frente da "Sede da Marra International" que na novela diz que é em San Francisco, mas na verdade é o prédio da prefeitura da cidade de San Jose :-). Uma pena que não sabia que eles estaria por aqui gravando, poderia ter saído na Globo :-)
"Marra International" - Prefeitura de San Jose



6 comments:

  1. Ai esse lugar é o sonho de qualquer pessoa. Cheguei a fazer uma seleção na Google uma vez e apaixonei pela empresa. Coisa de louco. Deve ser um sonho trabalhar lá, né?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sonho ou pesadelo, depende de quem você perguntar... você já assistiu o filme "The Internship"? Fala sobre o processo de seleção para entrar na empresa como estagiário. É uma empresa muito boa para se trabalhar, porém eles exigem muuuuuito dos funcionários, não é de graça que eles dão todos aqueles benefícios... eu não sei se lidariam com a pressão de produzir por exemplo... mas que todo mundo sonha trabalhar lá, isto é verdade! :-).

      Delete
  2. Auhauahua AMEI o seu post geek! Muito legal. Obrigada por compartilhar imagens de um lugar que a gente só tem acesso através da internet rs...
    E o que são esses nomes de doces da Android? rsss

    Kisu!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Você que me incentivou, né Bah! :-).
      Pois é achei engraçado, quero ver se eles vão conseguir manter este padrão ou se eles terão que inventar nomes de doces :-)

      Delete
  3. Que post maravilhoso!!! Pretendo passar o Natal de 2015 na Califórnia e seu post foi muito útil, anotei várias dicas =D
    beijos e parabéns pelo blog,

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Clarissa!
      Obrigada pelo elogio! Fico feliz em saber de que as informações que coloco aqui no blog ajudam outras pessoas a aproveitarem as férias neste lugar tão lindo!

      Delete

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!