O sabor do Brasil...

Incrível como a nossa relação com comida não é apenas algo necessário para mantermos o bom funcionamento do nosso corpo. Este final de semana assisti um filme muito bom com o meu marido chamado "The hundred-foot journey" que fala sobre o encontro de culturas/comidas diferentes. Quem tiver a oportunidade de assistir, eu recomendo e muito!
Mas uma das cenas mais bonitas do filme e que me fez chorar muito, foi quando o chef de sucesso estava saindo do seu restaurante famosíssimo onde ele cozinhava comidas bem sofisticadas e encontrou um colega de trabalho comendo uma comida típica do pais deles e este compartilha da sua comida. O famoso chef então começa a comer e imediatamente ele começa a lembrar de coisas que aconteceram no seu passado e o seu colega diz: "Cada bocado te leva pra casa, não?".
Ahhh, só quem mora longe de casa sabe o significado desta frase... às vezes dá uma vontade louca de comer algo que às vezes a gente nem dava muita bola quando morava no Brasil. Acredito que seja mais do que vontade de comer a comida em si, de sentir o sabor, mas das lembranças associadas que esta comida traz dos lugares onde se esteve e das pessoas com quem se compartilhava aquela comida.
Muitas coisas me lembram o Brasil... durante a minha vida de expatriada aprendi a cozinhar muitas comidas pra ter o gostinho de casa - as vezes até as amigas ajudam na preparação como o dia em que resolvo fazer coxinha  - mas pra mim não tem uma coisa que me lembre mais o Brasil do que couve,  que aqui é chamado de collard greens. É só dar "um sustinho" nela bem fininha com azeite, alho e cebola (devido as minhas restrições alimentares nada de sal ou bacon) e eu estou lá, num dia qualquer no Brasil rodeada das pessoas que eu amo. E olha que eu nem comia tanto couve no Brasil, mas o sabor me transporta diretamente para lá, da mesma forma os lanches do Subway me lembram muito a época em que eu era au pair e ia passear em New York com minhas amigas.
Perguntei para o meu marido qual era a comida que lembrava a Escócia e ele falou: curry (comida indiana) e fish & chips (peixe empanado frito com batatas fritas). Achei a resposta interessante e sei que se perguntasse para outro escocês, a resposta provavelmente seria diferente.
E pra você, qual comida que te lembra o Brasil ou lembra algum lugar especial ou época da sua vida?

11 comments:

  1. Oi, moça! ^^

    É verdade, essa relação de memória emocional com certos alimentos nos transportam a algum lugar da nossa vida, ainda que seja só o cheiro da comida! Quando eu morava em São Paulo já sentia uma saudade da comida nordestina, tipo queijo de coalho, água de coco e tapioca. Por mais que, raramente, eu encontrasse essas coisas em Sampa, nunca tinha o mesmo sabor do que é feito aqui. Imagino que quando eu for morar noutro país, essa saudade aperte ainda mais e inclua outras comidas, como feijoada, churrasco e frutas frescas. Vou procurar esse filme pra assisti-lo!

    Beijos!
    M.
    CaseiComOMundo.blogspot.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. oi M.!!
      Eu amoooooo tapioca! Mas imagino que aquela feita em São Paulo por mais que seja feita por nordestinos, não é a mesma coisa... Olha, aqui até que é fácil encontrar bastante variedade de fruta, mas infelizmente elas são apenas bonitas e não tem gosto de nada!
      Quanto ao filme acabou de lançar aqui no cinema, deve estar chegando em breve aí no Brasil também

      Delete
  2. Morria e não sabia que seu marido é escocês. Tenho uma vontade louca de conhecer a Escócia. Vc já visitou?
    Sobre o assunto, me lembro como hoje o meu primeiro almoço no Brasil depois de quatro meses no Canadá. Arroz, feijão, farinha e ensopado de galinha com todas as verduras. Ali eu me senti em casa de verdade. Nada como a comida de casa, né?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nada melhor do que comida de casa e pra ficar melhor ainda sendo preparada pela mãe! Tive o prazer de ter a minha por aqui por alguns meses e foi tão bom...
      Pois é, meu marido é escocês Paulinha. Tive o privilégio de ir lá 2 vezes para a Escócia, uma vez no verão e outra no inverno, eu amoooooo aquele lugar!

      Delete
  3. Ah feijão, arroz, bife e salada, como é bom, os sabores trazem as lembranças. Que bom que sua mãe passou um tempo com você, fique bem. Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Kel! Passar tempo com a mãe é a melhor coisa do mundo!

      Delete
  4. Eliana, este seu post me fez refletir sobre as coisas que não comia quando morava no Brasil e agora como sempre que posso rsrs Couve tbm está na minha lista e o outro itêm é purê de mandioquinha!! Adoro e quando faço aqui me levam diretamente para o Brasil e principalmente a cozinha da minha mãe rsrsrs Bjsss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Alineeee!!! Você encontrou mandioquinha aqui??? Eu morrooooooooo de vontade de comer mandioquinha e nunca encontrei!

      Delete
    2. Eliana, vez ou outra eu acho estas coisas perdidas em mercados por aqui rsrsrs Acredita que algumas semanas atrás até Jaca eu comi? Quero ver se um dia encontro Jaboticaba, aí vou até achar que estou de volta no Brasil rsrsrs

      Delete
    3. Jaca eu já achei por aqui mas desconfiei muito muito muito mesmo... porque fruta aqui é bonita e não é gostosa, mas vou comer quando voltar ao Brasil... vou ficar de olho nos mercados agora que você disse que achou, eu tenho uma esperança no coração. Amooo sopa de mandioquinha!

      Delete
  5. Olha que quando eu morava fora, eu cozinhava muito mais. Agora cozinho muito menos.

    K!

    ReplyDelete

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!