Pra chegar na Califórnia

Chegar até a Califórnia não é fácil e não é barato.
A não ser que você vá para Los Angeles, não existe um vôo direto do Brasil pra a região de San Francisco, é necessário fazer sempre uma conexão dentro do país.
Sei que a American Airlines desde o ano passado com a chegada da Copa faz um vôo direto de São Paulo para LAX, o Aeroporto Internacional de Los Angeles e a companhia coreana Korean Air tem voos para São Paulo também acho que 2 vezes na semana. Nunca peguei estes vôos porque eles são longos (+ ou - 13/14 horas até o Brasil) e teria que fazer uma conexão de San Francisco até lá (vôos de SF para LA dura mais ou menos 1 hora, é como se fosse a nossa ponte aérea Rio-SP, tem vários vôos, de várias companhias aéreas e preços variados dependendo do horário do dia).
Há vários vôos saindo da costa leste (NY, New Jersey, Flórida, South Carolina, etc, etc). Estes vôos são mais curtos chegando nos EUA, geralmente 9 horas de viagem e há companhias brasileiras que fazem este trecho como a Gol, Tam e a Azul. Nunca fiz viagem em companhias áreas brasileiras em vôos internacionais, mas tenho amigos que tem opiniões diferentes sobre o serviço e o custo benefício do preço e conforto das empresas. A maior comodidade de tudo é claro que a maior parte da tripulação falará português e isto lhe dará mais segurança.
Existem outras opções fazendo conexão no meio do país, sendo as mais comuns sendo Chicago e Houston no Texas. Acredite ou não para chegar em San Francisco, estas são as opções mais curtas, pois a viagem do Brasil até os EUA demora certa de 9 a 10 horas e depois de lá até aqui são mais 3-4, Comparando com o tempo de viagem da costa leste até aqui que dura cerca de 5 a 6 horas.

Dicas gerais de viagem para facilitar a sua vida...

  • Independente de onde fará conexão deixe pelo menos 3 horas entre a sua chegada até pegar o outro vôo, pois é necessário passar pela imigração americana, pegar as bagagens para passar pela alfândega, despachar as malas novamente, passar pela segurança do aeroporto e ir para o novo portão de embarque. A imigração americana por si só é uma caixinha de surpresas, pode ser que você passe em 5 minutos, pode ser que tenha chegado 3 aviões grandes antes do seu e você fique emperrado na fila por 3 horas! 
  • Sempre compre todos os vôos numa reserva só, pelo seguinte motivo: Se você chega em NY, mas o seu destino final é SF, como você veio do Brasil é considerada as regras de peso e cobrança de malas as que se aplicam a passageiros vindo do Brasil (2 malas de 32kg cada passageiro). Como sua origem é Brasil e seu destino final é SF, você não terá que pagar para despachar as malas em NY. Agora, se você comprar as passagens separadas, se aplicam as regras de malas de vôos domésticos (dentro dos EUA) e aí você pode desembolsar uma grana grande! Pois geralmente as companhias cobram 25 dólares por cada mala de 23kg, acima deste peso os preços para despachar mala variam muito de empresa para empresa. Só para se ter uma idéia a United cobra 25 dólares a primeira mala despachada até 23kg, 35 dólares a segunda. Agora se a mala pesar de 23kg a 32kg custa 100 dólares por mala. Isto acaba aumentando e muito o preço final da passagem.  Se alguma companhia quiser cobrar estas taxas e você comprou o voo de conexão na mesma reserva bata o pé porque infelizmente alguns não sabem que o Brasil tem restrições de bagagem diferentes
  • Evite fazer conexões na costa leste na época do inverno (dezembro-março) porque é comum nesta época do ano haver tempestades de neve e você acabar perdendo o vôo de conexão ou então ficar preso no aeroporto. As companhias aéreas não oferecem nenhum tipo de ressarcimento ou compensação se o cancelamento/atraso de vôo for devido a tempo. Por isto que eu evito o máximo que posso voar por Chicago, a não ser que Chicago seja o seu destino final! Sempre utilizo o aeroporto de Houston no Texas e nunca tive problemas com tempo, viajando a qualquer época do ano
  • Todos os vôos originados do Brasil tem pelo menos 1 tripulante que fale português portanto, não se prenda tanto a companhia aérea por ser brasileira ou não. Hoje em dia os serviços das companhias aéreas estão mais ou menos os mesmos, os preços mais ou menos os mesmos também por isto seja fiel à companhia que oferece o melhor valor da passagem :-)
  • Se viajar para Los Angeles, para chegar até San Francisco há duas possibilidades - uma conexão de 1 hora ou então dirigir que demora mais ou menos 6 horas de viagem. Há aí a grande oportunidade de fazer uma viagem pela famosa Highway 1, aquela estrada na Costa do Pacífico, mas veja bem se a disposição depois de uma viagem longa existe pra isto.
  • Os vôos domésticos nos EUA não oferecem comida para a classe econômica, então se você for fazer conexão tenha certeza de levar algum lanchinho para comer. Eles oferecem sanduíches e saladas, mas são pagos. Só bebidas (não-alcóolicas) que são de graça.
Bom, espero que estas informações sejam úteis, e uma vez que colocar os seus pés na Califórnia, aproveite tudo de melhor que este lugar tem para oferecer! :-)

Comments

  1. Ótimas dicas, querida. Eu sempre tenho esse cuidado de dar tempo entre uma conexão e outro e de comprar todos os trechos num combo pela questão da bagagem.
    Sabe, ando pensando em tirar meu visto americano :) fui convidada a ir a Montana e fiquei bem animada com a ideia. Mas são planos futuros. Veremos :)
    Beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tire o visto sim!!! A gente nunca sabe quando uma oportunidade vai bater à porta! Quem sabe você não dá um pulinho aqui na California também? :-)

      Delete
  2. São Francisco é uma das cidades que eu mais tenho vontade de visitar no mundo, então foi bem útil saber essas coisas. Adorei o post!! beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Venha sim Marcela! Apesar que da Europa é bem mais fácil chegar aqui pois há vários vôos diretos para San Francisco. Quando vier pra cá, não esquece de me avisar :-)

      Delete

Post a Comment

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!

Popular posts from this blog

É legal viver ilegal nos EUA?

...

O dia que a professora de espanhol quase enfartou em classe