O gringo e o português

A maioria das pessoas quando sabe que o meu marido é "gringo" pergunta se ele fala português. E a resposta é sempre a mesma: "Bom, fome e vontade de ir ao banheiro eu sei que ele não passa no Brasil".
Ele já tinha contato com o português antes de me conhecer porque tinha amigos brasileiros (que só ensinaram palavrões pra ele), e aos poucos foi aprendendo os nomes dos pratos que ele gosta, algumas frases básicas, expressões, etc. Mas nada que pudesse manter uma conversa por mais de 2 minutos com alguém.
Quando a minha mãe veio nos visitar a primeira vez em 2010, ele acabou se vendo numa situação onde foi obrigado a conversar com ela, porque naquela época eu trabalhava e estudava e ele ficava em casa com ela sozinho e a minha mãe sem falar uma palavra em inglês não parava de conversar com ele um minuto se quer! Ele sobreviveu graças ao dicionário do celular :-)
Antes de irmos ao Brasil juntos em 2013 ele pediu para que ensinasse mais pra ele pois não queria perder a oportunidade de se comunicar com minha família e amigos e e dei algumas aulinhas de português pra ele (com lição de casa e tudo) e o vocabulário dele melhorou demais. E ele sobreviveu à viagem ao Brasil.
Depois disto ele desistiu das aulas, mas hoje em dia consegue entender muito conversas do dia a dia (já nem posso falar mal dele no telefone com a minha mãe ;-) ), e isto pra ele está de bom tamanho.
Mas nem todo gringo tem esta vontade de aprender português principalmente porque comparado com o inglês é uma língua muito mais complexa e cheia de regras. Tenta explicar por exemplo para alguém que tenha inglês como língua nativa quando se usa o verbo estar ou o ser...
Tenho amigas que os maridos falam português fluente e outros que nem dizem oi, tudo bem. Vejo que às vezes as amigas dos maridos que não falam português ficam muito frustradas com eles, e meio que querem obrigar  eles a aprenderem o idioma. E eles se recusam e a frustração aumenta... aí já viu onde a história vai parar né?
Agora para aquelas pessoas que conhecem algum gringo interessado em aprender português e não sabe por onde começar, pelo amor de Deus não comece enfiando gramática na cabeça deles! Comece por vocabulário de coisas do interesse da pessoa, como comida, música, lugares e frases básicas do dia-a-dia. Vai introduzindo aos poucos a gramática e se errar, por favor não fiquem corrigindo o tempo inteiro! Conheci um casal que o cara tinha uma boa vontade enorme de aprender português, mas só falava quando a esposa estava longe porque era ela chegar perto começava a corrigir praticamente toda frase que ele falava e isto acaba o constrangendo e ele desistia de falar.
Aprender ou não português vai de cada pessoa, mas uma coisa que é essencial num relacionamento multicultural: o respeito com a cultura e as origens do outro e manter em algum idioma um ótimo nível de comunicação.

4 comments:

  1. Very true. Meu ex irlandês fala português muito bem, só que ele nunca teve interesse de estudar gramática. Ele simplesmente tinha muitos amigos brasileiros e como já falava espanhol, foi pegando palavras aqui e ali e hoje ele se comunica bem. Agora ele está indo apresentar um trabalho acadêmico em Portugal e eu tive que ser sincera com o moço, né? Pq além de faltar coisas básicas da gramática ele fala certas coisas errado pq acho bonitinho ou pra me chatear e daí de tanto falar errado ele acabou mentalizando como certo, sendo q ele sabia q era errado. Dai que eu disse que se ele não quiser que os portuga riam da cara dele é melhor ir se corrigindo. rs. Resultado: ficou ofendido. Como proceder??

    xx

    ReplyDelete
    Replies
    1. Quando a pessoa está aprendendo as vezes fica um pouco sensível em ter os erros apontados o tempo inteiro, na época que estava aprendendo francês meu marido me corrigia o tempo inteiro e me irritava. Mas você estava apenas ajudando afinal ir para outro país apresentar um trabalho e não aceitar crítica é complicado.

      Delete
  2. O meu já falava português antes de eu conhece-lo, português quase perfeito, acho o máximo, adoro o fato dele poder interagir com minha família e amigos quando vamos ao brasil :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Realmente é um trabalho a menos não ter que ficar traduzindo conversas o tempo todo! Também gosto de ver a interação dele com família e amigos, os laços ficam bem mais fortes.

      Delete

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!