Passaporte brasileiro AINDA com validade de 5 anos...

No final do ano passado quando saiu no diário oficial que o passaporte brasileiro teria 10 anos de validade, dei pulinhos de alegria.  Era a coisa mais sensata a fazer, já que a maioria das pessoas que conheço de outras nacionalidades tem passaporte com validade mínima de 10 anos.
Então quando tive que ir renovar o meu passaporte pela 3 vez, paguei com gosto a taxa de 80 dólares pois sabia que só teria que voltar ao consulado em San Francisco em 2015.
Bem, qual foi a minha surpresa quando ao conferir o passaporte hoje a validade era de apenas 5 anos. Fiquei morrendo de raiva! Ao perguntar para a atendente porque o passaporte tinha apenas validade de 5 anos, ela disse que apesar de ter sido aprovada a mudança da validade ainda não está valendo a mudança e não há previsão de quando os mesmos terão a nova validade em vigor.
Ai disse pra ela: quem sabe daqui a 5 anos quando vier renovar novamente a nova validade esteja em vigor... ela apenas deu risada e concordou.
Bom, dei uma pesquisada na internet e fiquei sabendo que parece que precisam ser modificadas ou feitas alterações para medidas de segurança num novo tipo de passaporte para que a validade de 10 anos entre em vigor.
Haja paciência...

6 comments:

  1. eu nem tava sabendo dessa mudança e, fala sério, já deveria ter entrado em vigor pq é um atraso de vida ter q ficar renovando a cada 5 anos. o meu será renovado ano q vem, espero q a mudança já tenha sido feita.
    xx

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois é Paulinha, dei pulinhos de alegria com a notícia, mas fiquei revoltada que ainda não tem previsão de quando entrará em vigor.

      Delete
  2. ahhh eu NAO acredito!! fiquei toda empolgada qdo soube q iriam mudar pra 10 anos.. o meu vence em maio do ano q vem, será q ate la??? Bjokas

    ReplyDelete
  3. O governo Brasileiro "pisa na bola" em tudo que planeja. Acho que se trocassem todos os politicos por burros de verdade, a coisa seguiria em frente. Pelos menos os burros conseguem levar a carga no prazo correto, ainda que lentamente.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Demorou, mas chegou anônimo... coincidência ou não justamente hoje saiu a notícia de que o novo passaporte está sendo emitido, pelo menos no Brasil...

      Delete

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!