Receita de coxinha

Algumas pessoas pediram a receita de coxinha do meu pai e vou colocá-la abaixo. Porém, esta não foi a primeira vez que fiz coxinha aqui nos EUA.
Utilizei várias vezes uma receita que a minha amiga achou no youtube e explica bem direitinho todo o processo. A receita fica leve e gostosa, mas a massa fica mais pesada para misturar e como não tenho tanta força, decidi fazer a coxinha do meu pai que utiliza batata na massa e fica melhor pra mexer.
Quem quiser utilizar a receita do vídeo eu aconselho a assistir todo o vídeo já que tem passo a passo, os ingredientes, as dicas e aí quando for fazendo vai seguindo as instruções novamente. :-)
 (a música é irritante, mas coloque um mute porque as instruções aparecem na tela)


Agora a receita do meu pai vai a seguir. As medidas foram as que eu usei, já que o meu pai é cozinheiro e não usa medidas pra fazer nada. Há algumas variações que coloquei nas considerações finais da receita

Coxinhas do pai da Paulistana :-)

Recheio:

1kg de peito de frango
Cebola
Cenoura
Alho
Salsinha
Massa de tomate
Azeitona & Catupiry(requeijão ou cream cheese) se desejar
Sal à gosto

Massa

1,5 litros do caldo do frango
1kg de farinha de trigo
5 ou 6 batatas pequenas (utilizei 3 batatas grandes do tipo Russell)

Modo de preparo

Recheio
  1. Cozinhar o os peitos de frango em mais ou menos 1,5 litros de água. Esta mesma água será utilizada para a massa da coxinha posteriormente, então para dar um sabor à agua coloque alguns pedaços de cebola, cenoura, salsinha para dar um gostinho. Pode-se usar caldo knorr também.
  2. Após o cozimento do peito de frango, reservar a água e desfiar o frango. Eu utilizo garfo para desfiar, mas existem várias técnicas de desfiar frango na internet como por exemplo colocar em processador de alimento ou liquidificador.
  3. Cortar 1 cebola média e uns 3 dentes de alho bem picados e fritar por alguns minutos. Acrescente o frango desfiado e coloque os temperos à gosto. Eu gosto de colocar salsinha um pouco de orégano. Coloque sal à gosto e molho de tomate o suficiente para que o frango fique molhadinho. Não coloque muito molho de tomate para não ficar líquido e ficar difícil pra fechar as coxinhas. Se quiser acrescente também azeitonas picadas.
Massa:
  1. Cozinhe as batatas e após cozidas faça um purê simples, apenas amassando as batatas com um pouco de manteiga/margarina. Espere esfriar completamente
  2. Coloque o 1,5 litro da água onde o frango foi cozinho em uma panela, acrecente o pure da batata e mexa por alguns minutos até que o purê se dissolva completamente na água.
  3. Acrescente mais ou menos 800gramas da farinha de trigo na água e mexa bem. Se a massa ficar mole, acrescente mais farinha aos poucos. Experimente a massa para ver se há necessidade de colocar mais sal. (eu mexi esta massa com uma colher de pau e depois de colocar a farinha utilizei o amassador de batata pra desfazer a maior quantidade de bolinhas possíveis)
  4. Retire a massa do forno e coloque em cima de uma superfície lisa (mesa ou bancada) com um pouco de farinha. Espere a massa esfriar um pouco e comece a desfazer as bolinhas da massa até ficar lisa. 
Montar as coxinhas & assar
  1.  Coloque um pouco de manteiga na mão pra massa não grudar. Pegue uma bolinha da massa e abra na palma da mão, não muito fina pra não quebrar depois.
  2. Coloque no fundo um pouco de requeijão/catupiry se quiser, uma colher de frango e feche a coxinha dando o formato
  3. Passe a coxinha no ovo batido, depois na farinha de rosca.
  4. Para assar as coxinhas no forno, coloque papel alumínio no fundo da forma, e spray com óleo em spray (se não tiver, coloque uma camada bem fininha de azeite de oliva, óleo de cozinha só para não grudar o fundo e dourar). Coloque as coxinhas e spray com o óleo (uma vez coloquei um pedacinho de manteiga em cima de cada uma só pra dar uma corzinha. 
  5. Assar em forno com temperatura 375F ou 185C por mais ou menos 40 minutos. 
Considerações finais:
Costumo assar todas as coxinhas e congelar. Pra esquentar coloco o forno na mesma temperatura por mais ou menos 25 minutos. Não sou a pessoa indicada para dar dicas de como fritar as coxinhas porque eu nunca fritei :-)
Esta massa pode ser utilizada para fazer risoles e bolinho de queijo também.
Não coloquei medida de sal e temperos, porque isto é algo bem pessoal. Eu utilizo o mínimo possível de sal na minha comida por questão de saúde, mas utilizo cebola e alho em pó para dar mais sabor.
Se quiser dar um gostinho a mais na massa, coloque cebola ralada e frita, fica uma delícia!
As coxinhas assadas no forno não ficam totalmente douradas como se estivessem fritas no óleo, mas ficam crocantes e o sabor é praticamente o mesmo.

Bom, espero que esta receita ajude a matar a vontade de vocês, depois me contem se fizeram e como ficou!

4 comments:

  1. Obrigada... Humm vontade bateu!!!
    Beijos

    ReplyDelete
  2. Muito obrigada! Quando eu fizer eu te conto como ficou...quando não estou tão disposta, uma forma fácil que encontrei pra fazer coxinha é usar so caldo de frango, o industrializado mesmo, com um pouco de leite, água e acertar o sal...compro o frango assado e desfio o peito e pronto. Fica melhor quando cozinho o frango e uso o caldo, mas dá mais trabalho. Bj

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu usava o caldo do frango industrializado, mas agora evito utilizar por causa da quantidade de sódio, mas é uma ótima alternativa! Vou ficar no aguardo pra saber como ficou!

      Delete

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!