City Hall em San Francisco

O City Hall é a sede da prefeitura e do condado de San Francisco, um prédio que algumas vezes passa desapercebido pelas pessoas que visitam a cidade. Ele foi construído em 1915 para substituir a prefeitura que acabou sendo destruída com o terremoto de 1906 que devastou a cidade.
Por falta de conhecimento, muitos passam apenas pela frente maravilhosa do prédio, tiram algumas fotos e vão embora sem saber que durante horário comercial de segunda a sexta o prédio é aberto ao público, então mesmo que a assembléia do conselho esteja em sessão e o prefeito esteja no gabinete, qualquer pessoa pode passear pelo prédio - lembrando é claro de não interromper as atividades públicas com barulho, pois o xerife pode lhe convidar educadamente a se retirar do recinto. :-)
Infelizmente este prédio lindo foi cenário de uma tragédia em Novembro de 1978 com o assassinato de Harvey Milk e do prefeito George Mascone por um outro político que tinha resignado e queria o cargo de volta, Dan White. Acho que foi por conta disso que hoje em dia para entrar no prédio é preciso passar por um detector de metais.

Após entrar no City Hall você pode verificar se há tours gratuitos estão acontecendo. Os horários dos tours são de segunda à sexta às 10, 12 e 2 da tarde. Eles duram 45 minutos, só colocar o nome e esperar o docente na entrada principal no horário de início. Participei de um há alguns anos e foi uma experiência maravilhosa porque o guia te leva para salas que não são abertas ao público e explica sobre a arquitetura do prédio. Você também pode passear sozinho se quiser e olha, não fique surpreso se você ver espalhado pelo prédio vários casais se casando pois como o prédio é sede do condado de San Francisco, o clerk office (cartório) é localizado lá dentro e 3 casamentos são realizados por juízes de paz a cada meia hora no local.

Eu ADOOOOROOOO ir ao City Hall e ver a diversidade de casais, noivas vestidas simples ou com super produção. O lugar também é bastante procurado por casais do mesmo sexo para se casar, já que San Francisco é uma cidade símbolo da luta e liberdade da comunidade por LGBT. Você pode assistir as cerimônias desde claro, respeite os noivos e seus convidados e não se coloque no meio de "Robert", além de ser de bom tom sempre pedir permissão para tirar fotos. As noivas adoram receber elogios e parabéns.

Eu fui uma noiva no City Hall há exatos 5 anos e apesar do fotógrafo lerdo que contratamos, foi um dia maravilhoso e guardo aquele lugar num lugarzinho especial do meu coração.

Se você quiser casar em San Francisco, é relativamente fácil. Você não precisa ser residente dos EUA ou da Califórnia, precisa comprovar que é solteiro e maior de 18 anos. Há dois passos que precisam ser feitos para se casar na Califórnia. Primeiro você precisa obter uma licença para se casar "Marriage License". Depois de obter este certificado, você tem 90 dias para realizar a cerimônia. Ela não precisa ser feita no City Hall, mas se você quiser fazer tudo num dia só, precisa agendar online um horário para tirar a marriage licence e outro horário para realizar a cerimônia pública.

Requerimentos para obter a Marriage License:
  • Um agendamento prévio e pré-pago deve ser feito online 
  • Documento legal com foto, no caso de estrangeiro passaporte
  • Caso seja divorciado, é necessário saber exatamente a data em que o divórcio foi finalizado, se acontecer há menos de 90 dias do dia que este certificado é pedido, precisa apresentar cópia do certificado de divórcio, se estiver em outra língua precisa ser uma tradução juramentada 
  • Custo da Marriage License $105,00 pago no momento do agendamento online
Requerimentos para realizar a Cerimônia Civil
  • Um agendamento prévio e pré-pago deve ser feito online 
  • Documento legal com foto, no caso de estrangeiro passaporte
  • Marriage License com validade menor do que 90 dias
  • Uma testemunha (irá assinar a sua marriage license, portanto não pode ser alguém do cartório, mas já vi casais pedindo para outros casais assinarem pra eles )
  • Custo da Cerimônia Civil  $ 78,00 pago no momento do agendamento online
A certidão de casamento é emitida apenas 4-6 semanas após a cerimônia civil, mas você pode requerer uma cópia online ou através do correio. No momento da cerimônia eles entregam um certificado simbólico, mas não tem valor oficial. Para nós brasileiros, este documento é válido, basta registrar o casamento no Consulado Brasileiro.

Bom, mas chega de blábláblá e vou deixar vocês com algumas fotos do local.

San Francisco City Hall
Salão principal - (olha os noivos no topo da escada)
Vista do salão principal do 4th floor
O 4th floor, onde pode ser realizados casamentos também
Dome

Se ficou curioso para saber como são os casamentos neste lugar maravilhoso, só colocar no google "San Francisco City Hall Wedding".  Existe a possibilidade de alugá-lo no sábado para festa privada, ou para uma cerimônia menor (100 convidados) durante a semana. Mais informações aqui, aqui e aqui

Viajante x Turista... o importante é viajar

Viajar é muito bom.
Você se desliga da sua realidade por alguns dias, semanas ou até mesmo meses (para os sortudos).
Conhece novos lugares, experimenta comidas diferentes, aprende um novo jeito de ver e viver a vida.
Não dá para colocar em palavras a imensa felicidade de ver com os próprios olhos lugares que se conhecia anteriormente apenas por fotos e vídeos.
Viajar é um investimento, um privilégio, um prazer.
Todas as vezes que entro em blogs ou artigos de viajantes encontro a velha (e muito chata) discussão sobre a diferença entre ser um viajante e um turista.
Aparentemente existe uma elite de pessoas que viajam para conhecer e experimentar a cultura e são seres superiores porque não fazem o que todos fazem em determinado lugar, comem em lugares diferente e descobrem coisas maravilhosas sobre o local que apenas os moradores conhecem e sabem. Ficam barbarizados com as pessoas que são turistas, chegam em ônibus de turismo, mapas nas mãos, câmeras penduradas no pescoço para registrar todos os momentos e tem uma lista de lugares para conhecer, restaurantes para comer sem deixar o conforto, claro.
Pra mim essa discussão é xarope de pessoas esnobes. Cada um viaja da forma como pode e aproveita como quiser.  Estas listinhas de o melhor jeito de viajar, lugares que você TEM que conhecer, coisas que você TEM que fazer, comidas que você TEM que experimentar quando vai a determinados lugares são muito chatas. O importante é fazer algo que você goste, no ritmo que você quiser, gastando o quanto puder. E ninguém tem nada a ver com isso. E não se sinta inferior ou superior pela forma como você viajou seja mochilando ou com malas da Louis Vuitton, se foi para todos os pontos turísticos da cidade ou se recusou a conhecer todos eles. Faça o que te deixar feliz e não tente empurrar o seu estilo de vida e jeito de viajar a outras pessoas.
Quando viajo procuro ler muito sobre os pontos de interesse e junto a minha disposição física, os meus gostos e os do meu marido para decidirmos  algumas coisas que queremos muito fazer/conhecer, sempre deixando tempo para tempo ocioso, soneca no meio do dia. Se o que quero fazer é taxado como turístico, eu não me importo. O que importa é eu experimentar o lugar da forma como queremos.
Já fui o tipo de pessoa que acordava 7 horas da manhã com o dia inteiro planejado até 9 horas da noite e ficava louca da vida quando as coisas não saiam como tinha planejado. Com os problemas de saúde vieram as limitações e tive que desacelerar o ritmo das viagens e posso afirmar com toda certeza de que elas não ficaram menos prazeirosas e interessantes.
O que importa mesmo é a atitude que a pessoa leva consigo e ser feliz independente de como viajar e pra onde ir. Se você é feliz sendo turista, seja turista! Se você é feliz sendo eu-não-quero-me-misturar-com-a-ralé-dos-turistas, que assim seja! Mas não venha me dizer que a sua experiência é melhor e mais significativa do que a minha porque fez x,y,z de forma tal porque isso não vou aceitar.





Violência doméstica

Semana passada estava conversando com algumas amigas a respeito das loucuras que pessoas fazem para conseguir green card. Uma delas é "comprar" um casamento com cidadão americano, pagando para casar e permanecer casada por 2 anos que é o tempo necessário para trocar o green card temporário que se ganha quando se casa, pelo permanente. Só para deixar bem claro esta é uma prática ilegal, e quando descoberta a fraude do casamento leva a prisão e deportação do imigrante e prisão por 5 anos e multa de 250 mil dólares para o cidadão americano.

Conheci pessoas que o fizeram e não tiveram problemas algum, seguiram suas vidas após o divórcio da forma como queriam. Uma até acabou encontrando amor durante estes 2 anos de convivência e permaneceu casada. Lembrei então de uma menina em particular que teve 22 meses e duas semanas de tranquilidade até que o marido exigiu que nas duas últimas semanas do casamento ela fizesse tudo o que ele quisesse para que ela não fosse denunciada. Então com medo e sem informação, ela passou 2 semanas sendo sexualmente abusada pelo marido até que pôde dar entrada nos documentos do green card permanente e sair de casa.
Mas ela não precisava ter passado por isto, se ela tivesse tido informação.

Em primeiro lugar, pode-se ficar chocado com o termo "ela foi sexualmente abusada pelo marido". Pois bem, aqui nos Estados Unidos sexo sem consentimento seja feito até mesmo com o esposo(a) é considerado abuso sexual e violência doméstica. E isto é crime.
De acordo com o site do Serviço de Imigração e Cidadania dos Estados Unidos (USCIS), violência doméstica é definida como: ".. é um padrão de comportamento onde um parceiro íntimo ou esposo(a) ameaça ou abusa o outro parceiro. O abuso pode incluir danos físicos, relações sexuais forçadas, manipulação emocional (incluindo isolamento ou intimidação), e ameaças econômicas ou de cunho imigratório. Enquanto a maioria de casos registrados de violência doméstica envole homem abusando mulheres e crianças, homem também pode ser vítima de violência doméstica."
Há uma definição muito mais ampla sobre o que é abuso no site National Domestic Violence Hotline - Definição de abuso, que inclui abuso físico, psicológico, econômico, digital, reprodutivo, etc. É um primeiro lugar para encontrar informação sobre o que fazer em caso de abuso doméstico. Colocarei abaixo deste post uma relação de sites com informações gerais sobre o assunto e também organizações específicas que podem ajudar vítimas de abuso aqui na Baía de San Francisco.
Vale a pena lembrar que ajuda para casos de violência doméstica não depende do seu status imigratório. A pessoa tem o direito de receber apoio da polícia, do sistema judiciário, ter acesso a abrigo para si e para os filhos caso necessário. Algumas instituições oferecem serviços jurídicos para as vítimas também.

O que fazer em caso de violência doméstica?

Em primeiro lugar certifique-se de que você e suas crianças estão seguras. Se achar que corre perigo ligue para 911 e peça ajuda. Eles podem prender a pessoa que está tentando colocar a sua vida em perigo. Fale para a polícia sobre casos anteriores e se há lesões ou marcas mostre para o policial também. 
É possível entrar com um pedido judicial chamado "restrained order" que vai impedir que o agressor chegue a certa distância de você ou a contacte. Se houver quebra deste pedido por parte do agressor o mesmo pode ser denunciado e preso. 
Há muitas organizações que oferecem serviços de interpretação, acessoria jurídica para pedidos de divórcio, pensão alimentícia para os filhos e até mesmo ajudar com questões imigratórias. Você NÃO PRECISA do seu parceiro para iniciar um pedido de divórcio.
A seguir está uma lista de organizações na Bay Area que pode oferecer serviços e ajuda neste momento tão delicado:

  1. Oakland, CA 94623-0006
  2. San Jose, CA 95128-2680
  3. San Francisco, CA 94108-4206
  4. San Francisco, CA 94110
  5. Oakland CA, 94612
  6. San Leandro, CA 94577-5103
  7. San Rafael CA, 94901-3923
  8. Gilroy CA, 95020
  9. San Francisco, CA 94103-3629
  10. San Francisco CA, 94110-1684
  11. San Mateo CA, 94403
  12. Oakland CA, 94612-2413
  13. San Francisco CA, 94103-2474
  14. Redwood CA, 94065
  15. Fairfield CA, 94533
  16. Santa Clara CA, 95052-0697
  17. Napa CA, 94558-6486
  18. Berkeley CA, 94712
  19. San Jose CA, 95112-4724
  20. San Francisco CA, 94103-3926
  21. Hayward CA, 94541-4202
  22. Fremont CA, 94538
  23. Fairfield CA, 94533
  24. San Francisco CA, 94109
  25. San Francisco CA, 94102-6053
  26. San Francisco CA, 94129
  27. Oakland CA, 94610-0102
  28. Concord, CA 94520-7979
  29. Livermore, CA 94550-7062
  30. San Francisco CA, 94103-3558
  31. Berkeley CA, 94702
  32. Santa Rosa, CA 95402-3506
  33. San Jose CA, 95112-3649
 Geralmente estas organizações também incluem serviço de intérprete. Após registrar o caso com a polícia local é bom entrar em contato com o Consulado Brasileiro da sua região, pois eles podem oferecer assistência de intérprete, tramites legais e informarções. 

O Consulado-Geral do Brasil em San Francisco fica localizado na 300 Montgomery St, suite 300, San Francisco - CA, 94104. Telefone (415) 981-8170, Fax (415) 986-4625, Plantão (para emergências) (415) 596-6926.

*E a minha situação imigratória?

De acordo com o site do USCIS, quando você obtém um green card baseado em casamento com um cidadão americano, ele precisa enviar os documentos junto com o imigrante para solicitar o status de residente permanente, incialmente feito quando casados - obtendo o green card temporário, e depois do segundo aniversário de casamento para o green card permanente. 
No caso do imigrante ser vítima de violência doméstica, é possível entrar com um pedido para remoção desta condição. O documento que precisa ser enviado para a imigração chama-se Petition for Amerasian, Widow(er), or Special Immigrant (Form I-360). Quando este pedido é aprovado, a pessoa pode então entrar com o pedido de Adjustment of Status (Form I-485) application  para se tornar um residente permanente (green card holder) diretamente. Pode-se encontrar mais informações a respeito disso no site USCIS . 
Caso o imigrante não tenha um status imigratório baseado em casamento e foi vítima de crime, pode ser pedido um outro visto da categoria U. A lista de crimes do qual você pode pedir este tipo de visto está descrita no site, incluindo abuso sexual. Este visto dá a condição do imigrante e seus dependentes de permanecer legalmente no país enquanto ajuda as autoridades a condenar o criminoso. Maiores informações sobre este visto pode ser encontrada AQUI.

*Lembrando que não sou especialista em direitos imigratórios, todas estas informações foram frutos de pesquisa nos sites de ajuda e suporte a violência doméstica e do próprio USCIS. Se você precisa deste tipo de assistência o melhor a ser feito é procurar um advogado especializado em imigração que poderá dar melhores esclarecimentos e ajudar no seu caso específico.

Não desejo que ninguém passe por isso, ainda mais em um país estrangeiro, mas lembre-se que você não está sozinho e existem recursos para ajudá-lo. Se você conhece alguém que está passando por violência doméstica, nãos se cale. Ajude. Informe-se. Às vezes informação e apoio é tudo o que a pessoa passando por abuso precisa para dar um passo em direção à liberdade do abusador. Faça a sua parte. 

Receita de coxinha

Algumas pessoas pediram a receita de coxinha do meu pai e vou colocá-la abaixo. Porém, esta não foi a primeira vez que fiz coxinha aqui nos EUA.
Utilizei várias vezes uma receita que a minha amiga achou no youtube e explica bem direitinho todo o processo. A receita fica leve e gostosa, mas a massa fica mais pesada para misturar e como não tenho tanta força, decidi fazer a coxinha do meu pai que utiliza batata na massa e fica melhor pra mexer.
Quem quiser utilizar a receita do vídeo eu aconselho a assistir todo o vídeo já que tem passo a passo, os ingredientes, as dicas e aí quando for fazendo vai seguindo as instruções novamente. :-)
 (a música é irritante, mas coloque um mute porque as instruções aparecem na tela)


Agora a receita do meu pai vai a seguir. As medidas foram as que eu usei, já que o meu pai é cozinheiro e não usa medidas pra fazer nada. Há algumas variações que coloquei nas considerações finais da receita

Coxinhas do pai da Paulistana :-)

Recheio:

1kg de peito de frango
Cebola
Cenoura
Alho
Salsinha
Massa de tomate
Azeitona & Catupiry(requeijão ou cream cheese) se desejar
Sal à gosto

Massa

1,5 litros do caldo do frango
1kg de farinha de trigo
5 ou 6 batatas pequenas (utilizei 3 batatas grandes do tipo Russell)

Modo de preparo

Recheio
  1. Cozinhar o os peitos de frango em mais ou menos 1,5 litros de água. Esta mesma água será utilizada para a massa da coxinha posteriormente, então para dar um sabor à agua coloque alguns pedaços de cebola, cenoura, salsinha para dar um gostinho. Pode-se usar caldo knorr também.
  2. Após o cozimento do peito de frango, reservar a água e desfiar o frango. Eu utilizo garfo para desfiar, mas existem várias técnicas de desfiar frango na internet como por exemplo colocar em processador de alimento ou liquidificador.
  3. Cortar 1 cebola média e uns 3 dentes de alho bem picados e fritar por alguns minutos. Acrescente o frango desfiado e coloque os temperos à gosto. Eu gosto de colocar salsinha um pouco de orégano. Coloque sal à gosto e molho de tomate o suficiente para que o frango fique molhadinho. Não coloque muito molho de tomate para não ficar líquido e ficar difícil pra fechar as coxinhas. Se quiser acrescente também azeitonas picadas.
Massa:
  1. Cozinhe as batatas e após cozidas faça um purê simples, apenas amassando as batatas com um pouco de manteiga/margarina. Espere esfriar completamente
  2. Coloque o 1,5 litro da água onde o frango foi cozinho em uma panela, acrecente o pure da batata e mexa por alguns minutos até que o purê se dissolva completamente na água.
  3. Acrescente mais ou menos 800gramas da farinha de trigo na água e mexa bem. Se a massa ficar mole, acrescente mais farinha aos poucos. Experimente a massa para ver se há necessidade de colocar mais sal. (eu mexi esta massa com uma colher de pau e depois de colocar a farinha utilizei o amassador de batata pra desfazer a maior quantidade de bolinhas possíveis)
  4. Retire a massa do forno e coloque em cima de uma superfície lisa (mesa ou bancada) com um pouco de farinha. Espere a massa esfriar um pouco e comece a desfazer as bolinhas da massa até ficar lisa. 
Montar as coxinhas & assar
  1.  Coloque um pouco de manteiga na mão pra massa não grudar. Pegue uma bolinha da massa e abra na palma da mão, não muito fina pra não quebrar depois.
  2. Coloque no fundo um pouco de requeijão/catupiry se quiser, uma colher de frango e feche a coxinha dando o formato
  3. Passe a coxinha no ovo batido, depois na farinha de rosca.
  4. Para assar as coxinhas no forno, coloque papel alumínio no fundo da forma, e spray com óleo em spray (se não tiver, coloque uma camada bem fininha de azeite de oliva, óleo de cozinha só para não grudar o fundo e dourar). Coloque as coxinhas e spray com o óleo (uma vez coloquei um pedacinho de manteiga em cima de cada uma só pra dar uma corzinha. 
  5. Assar em forno com temperatura 375F ou 185C por mais ou menos 40 minutos. 
Considerações finais:
Costumo assar todas as coxinhas e congelar. Pra esquentar coloco o forno na mesma temperatura por mais ou menos 25 minutos. Não sou a pessoa indicada para dar dicas de como fritar as coxinhas porque eu nunca fritei :-)
Esta massa pode ser utilizada para fazer risoles e bolinho de queijo também.
Não coloquei medida de sal e temperos, porque isto é algo bem pessoal. Eu utilizo o mínimo possível de sal na minha comida por questão de saúde, mas utilizo cebola e alho em pó para dar mais sabor.
Se quiser dar um gostinho a mais na massa, coloque cebola ralada e frita, fica uma delícia!
As coxinhas assadas no forno não ficam totalmente douradas como se estivessem fritas no óleo, mas ficam crocantes e o sabor é praticamente o mesmo.

Bom, espero que esta receita ajude a matar a vontade de vocês, depois me contem se fizeram e como ficou!