À caminho da Índia

A tão esperada viagem para a Índia acontecerá em apenas  duas semanas mas novembro foi praticamente um mês de preparação para esta viagem tão esperada.
Na verdade a minha preparação começou em outubro quando ainda estava no Brasil. Desde que soube que iríamos para a Índia em dezembro e compramos a passagem comecei a pesquisar quais eram os requisitos para viajantes brasileiros visitar o país e fico feliz que comecei a pesquisar com antecedência porque assim pude evitar possíveis dores de cabeça durante a viagem.

Visto para a Índia 

A solicitação de visto para a Índia é um processo bem simples. O Brasil está entre um grupo de países que podem solicitar visto online se o viajante tem como propósito turismo e o tempo de permanência é menor do que 90 dias. O único detalhe que precisa ser levado em consideração é o que o visto não pode ser pedido com mais de 90 dias ANTES da chegada à Índia. O valor do visto foi 50 dólares (para brasileiros) e a aprovação no meu caso demorou menos de 24h.
O formulário é simples, mas um pouco confuso e a única coisa chata é que você precisa fazer upload de foto e da primeira página do passaporte que precisam seguir critérios específicos de tamanho. Essa foi a parte mais chata do processo e que consumiu mais tempo. Depois de tudo preenchido e valor pago pela internet ficamos no aguardo do email de confirmação para poder imprimir o papel que entregaremos para a imigração quando chegarmos no aeroporto.
Vale frisar que é  importante tomar cuidado em qual site solicitar o visto. Entrei no site da embaixada da Índia em San Francisco e a do Brasil para ter certeza de que o site que entrei para solicitar o visto era o oficial. Por ser uma página do governo é uma página bem simples e visualmente parece um site amador e há vários sites que tentam se passar por oficial e cobram pelo preenchimento do formulário, por  isso é bom tomar cuidado!

Vacina contra febre amarela e outras vacinas

No site da Anvisa e da embaixada da Índia no Brasil há a informação de que residentes do Brasil precisam ter a vacina contra febre amarela e apresentar o certificado internacional de vacinação da  mesma.
A vacina é um requerimento do governo indiano para todos os residentes de países que tenham febre amarela de forma endêmica ou epidêmica. No Brasil a febre amarela é endêmica - há casos no norte do país e recentemente teve novos casos em São Paulo, então tecnicamente brasileiros precisam tomar a vacina e apresentar a carteira de vacinação, porém, não encontrei nenhuma informação se brasileiro que more no exterior é obrigado a tomar a vacina.
A penalidade para quem não tomou a vacina é ficar de quarentena por 6 dias, ou seja, se eu não tomasse a vacina e eles dissessem que era obrigatório que eu tivesse,  perderia o casamento que estava indo e as férias na Índia. Liguei para uma clínica de médico de viagem daqui da região e a pessoa me informou que esta vacina está em falta nos EUA e que se eu encontrasse pagaria 300 DÓLARES por ela. Quase caí da cadeira quando ela me deu esta informação!
Graças a Deus que eu estava com viagem marcada ao Brasil e decidi pesquisar se conseguiria tomar a vacina DE GRAÇA no Brasil. Depois de entrar no site da Anvisa de novo vi que muitos postos de saúde possuem a vacina contra febre amarela, mas o problema é que apenas alguns lugares emitiam o certificado internacional e precisaria marcar hora, exceto... se eu fosse até o Hospital das Clínicas de São Paulo. Eles possuem uma  clínica de viagem onde eu poderia ir a qualquer hora tomar a vacina e receber o certicado na hora. A única coisa que precisava era fazer um cadastro com meus dados pessoais na Anvisa. Problema resolvido... ou quase...
Aí chegou a  dúvida se eu poderia ou não tomar a bendita da vacina porque eu tomo remédios que comprometem o meu sistema imunológico e a vacina é contra-indicada nestes casos. Conversei com a minha médica e ela liberou, então um dia das minhas férias no Brasil eu fui lá no Hospital das Clínicas e já resolvi isso. O que eu não sabia é que eu poderia ter agendado uma hora para conversar com um médico da clínica de viagem de lá (o serviço é gratuito), ele passa informações de como se prevenir e tratar de doenças enquanto se viaja à determinados lugares e eles também passam a recomendação para tomar todas as vacinas que é necessário tomar de acordo com o destino da viagem. 
Como eu não sabia que poderia agendar para conversar com o médico, apenas tomei a vacina contra febre amarela, mas fui em uma clínica de viagem aqui na Califórnia. Aqui o serviço é pago além do custo das vacinas. Precisei tomar vacina contra Hepatite A e Febre Tifóide que custaram 200 dólares! Talvez ninguém nem olhe o certificado de febre amarela, mas achei melhor prevenir do que remediar.

Visto para o Japão

Como vamos fazer uma parada no Japão antes de seguirmos para a Índia, também precisei solicitar visto para o Japão, mas este eu precisei ir pessoalmente até o consulado japonês em San Francisco. O processo é bem simples, só preencher o formulário de solicitação de visto e também uma folha com o seu itinerário diário, nome do hotel que irá permanecer durante a sua estadia do país. Parece ser um passo bem bobo, mas vi uma pessoa tendo o pedido negado na hora porque ela não tinha este documento. Não precisa colocar muitos detalhes, apenas a região que pretende ficar e o nome do hotel que estará a cada dia. Mesmo permanecendo no mesmo hotel durante toda a minha estadia, repeti o nome do hotel e todas as informações novamente a cada dia. De novo, melhor prevenir do que remediar.
Uma coisa que é diferente para brasileiros residentes aqui nos EUA dos que moram no Brasil é que no Brasil eles pedem comprovante do imposto de renda e também extratos bancários, aqui eu só precisei levar extrato bancário do último mês e também prova de que eu sou residente permanente no país. Se você está nos EUA com visto de turista tipo B1/B2 não é possível solicitar visto para visitar o Japão, mas com os vistos tipo J1 e F1 e de trabalho é possível, mas tem que levar prova do status imigratório.
Como vou retornar para a Califórnia via Japão, decidi conversar com a pessoa que me entrevistou se era melhor eu pedir um visto de trânsito ou de 2 entradas, e ele me concedeu um visto com duas entradas. Essa foi uma informação que achei bem confusa quando estava procurando na internet, mas funciona da seguinte forma: se você vai apenas fazer conexão no Japão por algumas horas, você não passa pela imigração, saí de um avião para o terminal de embarque da sua conexão, então não precisa de visto de trânsito ou de turista. O visto ficou pronto em alguns dias e retornei em San Francisco para pagar e pegar o meu passaporte.

Depois de acertar toda esta parte burocrática veio a parte mais legal que é sentar com o meu marido e planejar o que vamos fazer durante a viagem, pelo menos durante os 3 dias que ficaremos em Tokyo. A viagem para a Índia está sendo planejada pela esposa do primo do meu marido e a família dela. Depois de vários emails e ligações recebemos um itinerário dos dias que ficaremos por lá e estou super animada e tentando manter a atitude de que vai dar tudo certo apesar do frio da barriga do desconhecido. É a primeira vez que vou para uma viagem que não planejo nada e isso pode render boas aventuras ou ser um desastre. Tomara que seja a primeira opção!

4 comments:

  1. Eu acredito que dará tudo certo! A parte mais difícil que a da papelada você já enfrentou. Agora é curtir!!! Beijos!

    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Graças a Deus deu tudo certo e deu para curtir bastante!

      Delete
  2. Delícia de destinos!! Conheço bem pouco de Tokyo, mas amei a cidade. Meu sonho é conhecer a Índia! Aguardo ansiosa os post sobre os dois lugares! Uma excelente viagem para vcs! Bjss

    ReplyDelete
    Replies
    1. A viagem foi ótima, graças a Deus! Ja já escrevo sobre as viagens!

      Delete

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!