Eleições 2018

Este ano o consulado de San Francisco mudou o local de votação. Ao invés de ser feita no próprio consulado, foi realizada numa faculdade no coração de San Francisco.
No site do consulado havia uma sugestão de horários para votar de acordo com o seu nome pra evitar as filas quilométricas da última eleição (na qual eu fiquei 3 horas!).
Resolvi sair de casa 7:30 da manhã e enfrentar a fila da abertura porque justamente nesta semana tem Fleet Week em San Francisco e a cidade que já tem um trânsito ruim no final de semana iria ficar mais cheia ainda. 
Cheguei no local às 8:30 da manhã e achei que não teria muita gente quando cheguei no cruzamento e avistei a fila. Pulei do carro enquanto ali mesmo e atravessei pra entrar na fila enquanto meu marido tentou encontrar um lugar para estacionar.
A gente odeia fila, mas apesar o novo local na City College San Francisco foi muito mais conveniente para chegar - perto da estrada, além de ser muito mais organizado! Demorava mesmo só pra entrar no prédio porque tinha uma pessoa controlando pra não ficar uma bagunça, mas eles tinham pelo menos umas 6 salas com pelo menos duas urnas (na eleição anterior eram apenas 3 ou 4!!). De quando cheguei até o momento que saí não demorou nem 40 minutos - o que eu achei uma vitória.
No caminho de volta pra casa o meu marido me perguntou porque mesmo que eu tinha que dirigir 70km pra votar, se eu não podia arrumar uma desculpa qualquer pra justificar.
A verdade é que eu estava tão desanimada - principalmente porque as urnas aqui não haviam nem fechado quando foi anunciado que haveria segundo turno. A gente aqui vota mais por obrigação e pra evitar a fadiga das consequências de não estar em dia com a justiça eleitoral do que por achar que o nosso voto vale alguma coisa.
Este ano graças à transmissão ao vivo da Rádio Jovem Pan pelo youtube pude acompanhar a apuração dos votos ao vivo que não demorou nem 1 hora pro TSE afirmar que as eleições presidenciais teriam segundo turno.
Sobre o resultado eu só posso dizer uma coisa: "A gente podia fazer melhor Brasil".


5 comments:

  1. Eu queria comentar muitas coisas mas fico com suas palavras, Brasil a gente podia e devia ter feito melhor =(
    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Se a gente começar a falar não pára mais... mas não adianta falar mais nada agora. É torcer para que dias melhores cheguem.

      Delete
  2. Ando muito triste com tudo que tem acontecido. Ainda não transferi meu título para cá, não pensei ainda nessas coisas e terei de comparecer ao cartório eleitoral para justificar quando retornar. Meu marido também não entende a fundo como funciona no Brasil. E a obrigatoriedade de votar. Vivi (e estou vivendo um misto de emoções), feliz por não fazer parte disso e triste também por não poder fazer parte. Hoje estou só torcendo para seja qual for o caminho, ele seja um caminho bom...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nadja, nos primeiros 4 anos que morei aqui eu não votei, mas toda eleição eu mandei uma carta para o meu cartório eleitoral com a minha justificativa, e documentos do meu intercâmbio para demonstrar que estava fora do país e a minha situação ficou regular durante todo o tempo que morei fora. Tenho uma amiga que nunca votou e 10 anos depois retornou para o Brasil e só teve que pagar uma multa. É uma situação delicada mesmo, mas a gente vai fazendo a nossa parte!

      Delete

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!