Vidas passadas

Ontem estava conversando com a assistente da minha dentista sobre vidas passadas.
Ou melhor, da vida que eu tinha há 10 anos atrás e parece tão distante, que nem parece real.
Tem dias que vou conversar com alguém e lembro histórias das minhas outras vidas: vida em São Paulo, vida de estudante universitária, vida de estagiária, vida de adolescente, vida de au pair, vida de faxineira, vida de solteira... são tantas vidas dentro de uma só e eu só tenho 37 anos de idade! Imagina quantas outras vidas eu tenho pela frente?
Às vezes esta incerteza me dá muito medo. Medo de eu não estar preparada para a vida que está por vir, de me sentir culpada por não me preparar melhor financeiramente, emocionalmente para as vidas que virão. E eu fico tão, mas tão ansiosa que não consigo aproveitar a minha vida de agora.
O que é certo é que o momento que estou vivendo é único e assim como "as minhas outras vidas" se tornaram histórias do meu passado, a vida presente também passará.
E esta vida não é perfeita, não é do jeito que eu sonhei, mas é minha para ser vivida da melhor forma que EU posso e sei viver no momento.
E é isto que eu me comprometo a fazer hoje. Viver o melhor possível.

4 comments:

  1. Pense num post chibata( como a gente diz lá no Ceará). Eu tb me encontro nessas reflexões e avaliações, porém eu perguntei a uma amiga minha o que ela fazia pra ter tanta leveza na vida. Eu tinha notado que o tom de voz dela tinha mudado muito, ela estava bem serena embora tenha passado por alguns momentos de transição que outrora a tirariam do eixo. Ela simplesmente me disse que ficou a pensar como a nossa vida e o nosso tempo aqui é efêmero. Como a gente não faz idéia do quanto a gente vai viver aqui. Foi aí que ela começou a pontuar certas coisas na vida dela. Ela parou de se obrigar a fazer coisas das quais não gostava ou não tinha interesse( e aqui não falo de responsabilidades), ela disse que não entulhava a agenda dela de coisas e passou a ser mais seletiva no que lia, assitia, ouvia e se associava. Isso lhe deu tempo para investir em atividades, coisas e pessoas que lhe davam PRAZER. Eu fiquei muito tocada com a partilha dela e eu tb quero e preciso aprender a viver o hoje, porque o PRAZER está nas possibilidades que ele oferece. Obrigada por essa reflexão.

    Beijos!

    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sua amiga tem razão. Às vezes a gente enche a nossa vida, agenda, dia com coisas e pessoas que nos fazem mal apenas por obrigação ou costume. É bom e sábio fazer este tipo de faxina na vida, mas não é fácil... espero que possamos encontrar o verdadeiro prazer de saborear o hoje porque é tudo o que temos...

      Delete
  2. bela reflexão. acho que essa ansiedade pelo que há de vir, por mais normal que seja, só faz mal. agradecer e viver tem sido meu lema.
    xx

    ReplyDelete

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!