Onde fica o paraíso?

Quando penso em paraíso, um lugar vem a mente: Hawaii. O lugar é lindo, o clima é ótimo e o lugar inteiro tem uma "vibe" muito diferente de qualquer outro lugar que já estive. As pessoas são amigáveis, tranquilas, ninguém tem pressa, stress, até mesmo os turistas parecem ser mais amáveis uns com os outros. E sempre brinco com o meu marido de que se as coisas não derem certo pra gente aqui, vamos vender a nossa casa e vender água de coco por lá. Vida perfeita... mas será que morar lá é realmente esta maravilha????
Numa  estadia anterior, tive a oportunidade de conversar com uma jovem que trabalhava numa loja de café e tinha no pulso a tatuagem das ilhas que compõe o Hawaii. Ela disse que apesar de gostar muito daquele lugar, não via a hora de ter condições de sumir de lá, porque a vida era muito tediosa e ela tinha muitas ambições na vida, que jamais se concretizariam se ela continuasse  por lá. Confesso que esta não era a resposta que estava esperando de alguém que morasse naquele paraíso. Desde então fiquei intrigada e curiosa para saber de outras pessoas o que elas pensavam da ilha e de suas vidas. Tive a oportunidade de conversar com outras pessoas na última viagem por lá e achei muito interessante as diferentes perspectivas do Hawaii e de suas vidas.

A vendedora
Entrei numa loja para ver umas camisetas e puxei papo com a vendedora que aparentemente parecia entediada com a falta de movimento da mesma. Perguntei a ela se ela gostava de morar na ilha e ela falou que Big Island era um lugar muito melhor para se viver e mais tranquilo para criar filhos. Ela morou um tempo em Oahu, na capital Honolulu e ela disse que o trânsito de lá a deixava maluca. E falando sobre trânsito rimos e falamos sobre o trânsito de Los Angeles e ela comentou que foi visitar uma prima que morava lá e não conseguia entender como alguém que nasceu e cresceu na ilha conseguia viver naquela caótica cidade. A prima respondeu que tudo era questão de acostumar (e não é verdade para tudo na vida?). Ela disse que fica feliz em ficar lá 2 semanas e retornar para a tranquilidade da Big Island. Ela parecia que estava bem feliz, e entendo que a sua maior preocupação era a qualidade de vida, acima de tudo.

O sonhador
Um outro vendedor de loja, mas bem jovem disse que nunca tinha ido à Mainland (Estados Unidos continental), apenas viajado entre algumas das ilhas e ele falou que não tinha pressa nenhuma de fazê-lo porque era jovem e teria muito tempo pela frente. Agora ele estava oferecendo o que a vida tinha de bom e um dia ele sonhava em estudar sobre civilizações antigas e mitologia grega a coisa que ele me disse ser fascinado. Mas não tinha pressa para que isto acontecesse. Ele falou com uma leveza e um brilho no olhar tão grande sobre seus planos que me deixou encantada!

O aposentado
Ele nasceu e cresceu na ilha do Hawaii e mudou-se para New York City quando casou-se por volta dos 20 anos de idade. Ele gosta muito da beleza da ilha, mas disse que para "fazer dinheiro" ali só se plantasse e vendesse maconha e por isto ele foi embora sem olhar para trás. New York é onde as coisas acontecem e onde ele pôde trabalhar e ganhar bastante dinheiro e agora, quando ele é aposentado pode desfrutar de 1 mÊs de férias naquele lugar maravilhoso e quando começa a se sentir entediado, volta para o buzz de New York. Perguntei se ele tinha vontade de voltar a morar lá e ele disse não, de jeito nenhum, ali é só lugar para férias mesmo.

Fiquei um tempão pensando nestas pessoas e na maneira como elas estão conduzindo a vida delas. Quantas vezes eu já me peguei como eles: grata pelo o que tenho, sonhando com o futuro e deixando para fazer algo prazeroso depois... e todos estes estilos de vida são bons, não há nada de errado com eles, mas cada um tem os seus riscos também e vale a cada um avaliar que tipo de vida quer levar...
Sinceramente eu tenho medo da filosofia : vou economizar ao máximo agora para aproveitar a vida depois, porque quando estamos mais velhos geralmente começam a surgir os problemas de saúde e também quem é que tem a garantia de que eu vou ficar velhinha para desfrutar da vida?? Acho que temos que ter um equilíbrio entre a prudencia para prover para o amanhã e aproveitar o momento, o hoje porque esta é a única certeza de que temos. E nenhum lugar do mundo é o paraíso se você não o enxergar como tal.A diferença está sempre na nossa atitude em como encaramos os desafios, a vida, nossas limitações e as nossas conquistas também.

Comments

  1. Acho que você está certa quando diz: "E nenhum lugar do mundo é o paraíso se você não o enxergar como tal.A diferença está sempre na nossa atitude em como encaramos os desafios, a vida, nossas limitações e as nossas conquistas também". Cada pessoa deseja uma coisa diferente e ninguém nunca vai estar 100% satisfeito, pois a insatisfação é uma condição humana, e isso é bom e ruim...bom porque nos move para mudarmos e ruim porque muitas vezes só reclamamos. E sim, HI é um lugar bem relax e meio parado, bom pra quem gosta desse estilo de vida, clima maravilhoso, pessoas amigáveis e tudo é muito caro por aqui, Honolulu é o lugar mais "agitado" e olhe que já é relax, as outras ilhas são bem interior mesmo, e o trânsito no horário de rush é ruim, claro).
    Costumo dizer que o país/lugar das maravilhas, só Alice conheceu. rs
    Qual ilha você conhece?

    Sobre o custo de vida, olha essa reportagem.
    http://www.honolulumagazine.com/Honolulu-Magazine/Real-Estate/July-2013/CNBC-Hawaii-has-best-quality-of-life-most-expensive-cost-of-living/

    bj, kel

    ReplyDelete
  2. Oi Kel!
    Obrigada pela reportagem e pelo seu comentário! Acho tão contraditório o Hawaii ser tão caro, pois a maioria da população não é rica por lá...
    Eu já fui em Oahu e Big Island(a minha preferida até agora!).
    Engraçado você falar de trânsito porque a vendedora que conversou comigo tinha dito exatamente isto, que o transito na hora do rush era horrível, afinal a maior parte da ilha as estradas só tem uma faixa e muitas vezes com passagem proibida, a gente nunca pensa nestas coisas quando estamos por lá :-)

    ReplyDelete
  3. Ah sim, muitos produtos vem de fora, aí tem toda a logística e tal, mas os produtos locais também são caros, então acho que é caro por ser um lugar turístico mesmo. Sobre o trânsito algumas obras estão sendo feitas para melhorar, dentro do limite por causa da estrutura mesmo, falo em relação a Honolulu, mas dependendo do local que a pessoa mora e trabalha não vai sofrer muito com isso não e se a comparação de custo de vida, trânsito e etc for com o Brazil, aí sim você está no paraíso mesmo, rsrs. Bj kel

    ReplyDelete
  4. Que lindo seu texto. Me fez lembrar de uma frase do Eric Ventura que li um tempo atrás: "tanto tempo procurando o paraíso e nem percebemos que, muito mais que uma boa vista, o paraíso é estar em paz de espírito onde quer que estivermos". Gosto muito do seu blog e do seu jeito de escrever.
    Fernanda

    ReplyDelete
  5. Eliana, achei seu post ótimo!! Meio filosofia de botequim rsrs mas acredito que o paraíso está dentro de nós, o que de certa forma acho que encaixa bem com o que vc colocou. Tenho amigos que se mudaram para o Hawaii com a intenção de ficar 2 anos, no fim dos dois anos compraram uma casa e não sabem se voltam. Na mão contrária, conheci um casal qde brasileiros que acabou de se mudar de lá, e a esposa diz que não via a hora de sair de lá!! Tão interessante ver perspectivas diferentes! Bjsss

    ReplyDelete
  6. Fernanda: obrigada pela frase, acho que é bem verdadeira e o que estou tentando viver neste momento.

    Aline: engraçado mesmo... mesmo lugar e perspectivas tão diferentes...

    ReplyDelete
  7. Tenho um amigo que mora no Hawaii, ele é tatuador e mora por lá há muitos anos. Não pode sair pq se tornou ilegal, mas acabou fazendo a vida por lá. Ele adora... Mas acredito que tb deve bater um marasmo de vez em qdo, mas acho que quem morou lá, será difícil de acostumar com outro lugar rs


    Kisu!

    ReplyDelete
  8. Bah, obrigada pelo comentário! Também acho difícil acostumar depois de morar lá é uma vibe totalmente diferente... mas enquanto e quando puder, vou querer sempre dar um "pulinho" por lá :-)

    ReplyDelete

Post a Comment

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!