São Paulo no coração.

 Odeio morar em São Paulo, mas amo a cidade.
Total contradição, eu sei mas só quem é paulistano da gema entende o que estou dizendo...
Ontem foi aniversário da cidade, 462 anos e eu pensei muito na minha cidade natal.
Lembrei do parque do Ibirapuera, do Museu do Ipiranga, do metrô, da Avenida Paulista...
Lembro desta cidade com carinho pois foi o cenário da minha infância e juventude, mas acho que nunca vivi intensamente o que de bom ela tinha para oferecer. Estava muito ocupada tentando viver e me manter viva, se é que vocês me entendem...
A primeira coisa que pensei na manhã de segunda-feira foi: "Será que teve bolo?"porque tradicionalmente no bairro do Bixiga (é com i mesmo) é feito um bolo para comemorar o aniversário da cidade com a metragem dos anos sendo comemorado, ou seja, este ano era pra ter um bolo de 462 metros. O bolo demora dias para ficar pronto e some em segundos. To falando sério SEGUNDOS, tipo 4, 5 segundos. Minha mãe acha um desperdício e um novo, um bando de selvagens atrás do bolo, eu sempre achei engraçado.
Acabei de fazer uma pesquisa no Google e teve bolo sim, mas não fazem mais a bagunça de antigamente. Aparentemente a tradição acabou em 2008. (Tá vendo como ficamos desinformados morando fora?), porém foram distribuídos de forma organizada 4 mil pedaços de bolo de forma organizada de acordo com o G1 Bolo do Bixiga. Tenho que contar isso pra minha mãe também porque ela não ouviu nada sobre o bolo...
Enfim... eu continuo aqui, torcendo por São Paulo, para que cresça não apenas em concreto e economicamente. Mas em bondade, em solidariedade, em tolerância, em amor. Menos violência, menos mau-humor, menos pressa.
E pra quem nunca viu a festa, segue o link da reportagem do bolo de 2007...

6 comments:

  1. Ahhh essas tradições de bairro são tão legais! Rs. Eu acho divertido, porém não iria para o meio da muvuca.

    Muito obrigada por seu comentário encorajador! Não posso nem expressar como foi de importante para mim!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também acho que não iria para o meio da muvuca, mas achava engraçado... Fico feliz em poder ajudar mesmo que seja só com um pouco de encorajamento.

      Delete
  2. Sério que eles pararam com o bolo?! Quando eu era menor, morria de vontade de participar. Depois veio a fase de achar um desperdício rsrsrs Te entendo completamente, sempre que resolvo turistar, aprendo uma coisa diferente e fico chocada de quão pouco sabia sobre um lugar que morei por 24 anos! Bjss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois é Aline, fiquei triste mas pelo menos o desperdício terminou também!
      Acho que a gente estava mais preocupadas em sobreviver na selva de pedra por isso algumas coisas nos surpreende em Sampa

      Delete
  3. Oiin Eliana! Fiquei feliz que nos encontramos por blog também! Eu NUNCA tinha visto esse bolo gigante acredita? hahahahah adoreeeei. E eu desejaria o mesmo pra Sao Paulo, menos pressa mais amor. <3 Vou te acompanhar por aqui também! Beeeeijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. OI Rebeca, seja bem vinda ao meu cantinho :-).
      Não conhecia o bolo de São Paulo?! Nossa todo dia 25 ficava grudada na TV pra ver a correria do bolo :-). A gente está sempre aprendendo algo...
      Beijo!

      Delete

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!