A arte e a dor-de-cabeça de presentear

Dar presente é uma arte. E uma enorme dor-de-cabeça também.
Fica bem mais fácil comprar um presente pra alguém que você conhece, tem uma noção dos gostos da pessoa e principalmente das coisas que ela não gosta. Pelo menos na teoria.
Obrigação é algo que mata a alegria e a criatividade de dar presente e eu sou vítima disso. Perdi as contas de quantas coisas ganhei e nunca usei ou que não tem absolutamente nada a ver comigo.
Por este motivo entro em pânico quando preciso comprar algo para alguém hoje em dia. Tenho pavor de gastar dinheiro e tempo escolhendo algo que a pessoa irá detestar/nunca usar e mesmo assim dizer que amou o presente.
Quando cheguei ao EUA fiquei confusa e indignada com a idéia do gift card (cartão presente) que pode ser encontrado em praticamente todas as lojas e também restaurantes. Achava uma falta de criatividade e preguiça dar um cartão com valor X em dinheiro para a pessoa ir até a loja e escolher o que ela quer. Agora entendo a praticidade e como esses pedaços de plástico podem salvar a sua sanidade mental quando precisa comprar algo para alguém que você não tem a menor idéia do que gosta.
Falando ainda de cartão presente, acho super legal que hoje em dia eles evoluíram mais ainda e é possível comprar experiências para as pessoas como por exemplo dar de presente um dia no spa, uma manicure, uma aula de cozinha ou pular de pára-quedas. É uma oportunidade de dar algo que a pessoa normalmente não usaria o dinheiro para experimentar. Além de ser uma opção para aquelas pessoas que você julga que já tem tudo na vida e não quer acumular mais coisas dentro de casa.
Pra mim os melhores presentes são aqueles dados com amor e carinho e que muitas vezes não precisa  gastar quase nada. É um jantar preparado com amor, passar uma tarde batendo papo sem distração na praia, uma cartinha escrita com carinho, um telefonema sincero em tempos de áudio e mensagens no WhatsApp.
Enquanto escrevo este post estou aqui matutando o que vou comprar para o aniversário de 40 anos de um amigo lá no Brasil.
Que pena que a Amazon não chegou no Brasil.  Ela salvaria a minha pele!

5 comments:

  1. Ha ha ha...o Amazon e um grande amigo na hora de achar presentes..rsr..mas acho que ja tem no Brasil so que mais limitado que aqui, em caso do Amazon nao ajuda tem o mercado livre e o elo7 que sempre me ajudaram muito na hora de achar presentes. Eu particularmente acho ruim comprar presente pra homem, em geral mulheres/meninas acho mais facil por que se a pessoa nao gosta de nada um kit de shower gel e hidratante sem cheiro, ou com cheiro de lavanda em 99% das vezes agrada, algo feito handmade, flores...enfim acho que pro sexo feminino tem mais opcoes.

    Eu sou pessima pra dar presentes, alem de nao ter boa imaginacao eu sempre acabo comprando as mesmas coisas, como voce tenho panico de dar coisas que a pessoa nao gosta ou nao vai usar e meus presentes acabam sendo "boring". Boa sorte ai na busca, e espero que voce ache algo bacana pro seu amigo.
    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bom saber que você compra as coisas no Mercado Livre, não sei pq mas não confio muito nos produtos... acho que vou comprar camiseta de time de futebol, mas meu, tá uma novela pra eles aceitarem meu pagamento :(
      Amazon tem no Brasil mas acho que só livros e um pouco de eletrônicos... bom tomara que dê certo, eu conto depois! Obrigada pelas dicas!

      Delete
  2. Menina eu tb fiquei indignada com a perspectiva do cartão presente e com as pessoas simplesmente darem dinheiro....DINHEIRO, DINHEEEEIROOOOOOOOO!!!!! Eu achava o fim!!! Hoje eu amo dinheiro, quanto mais melhor kkkkkkkkkkkkkkk!!! Eu tb já ganhei muito presente de grego e coisas exóticas de aniversário que nada tinham a ver comigo. A pessoa disse que não sabia o que comprar pra mim já que eu era tão diferente. Detalhe que pro meu aniversário eu LITERALMENTE dei uma lista pro marido pra facilitar a vida de todos que optassem por me dar um presente. A pessoa que conhece o marido e trabalha com ele tb não foi atrás da lista. Gente, pelo amordi...Era só perguntar....

    Beijos!

    http://vivendolaforanoseua.blogspot.com/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu também amo receber dinheiro!! Não fico ofendida não porque às vezes você está economizando pra comprar algo especial e aí ajuda e muito!! hahaha, mas eu falo pra minha mãe ela quer morrer!! hehehe
      Eu aceito com muito amor qualquer presente recebido, mas me deixa triste porque a pessoa gastou tempo e dinheiro com algo que não vou usar... era melhor ter perguntado né, ou pelo menos pedido uma sugestãozinha...

      Delete
    2. Hahaha sua mãe querendo morrer kkkkkkkkkk !!! Era eu no começo da minha adaptação. Hoje tb penso muito similar à vc, às vezes o dinheiro ajuda demais a comprar ou "inteirar"(como dizemos no CE) o total de algo que estávamos de olho há muito tempo. Beijos!!!

      Delete

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!