Sério que Jesus não tinha um berço!??

Acho que todo mundo tem mais ou menos uma idéia do motivo pelo qual comemoramos o Natal, certo?
Se você é cristão conhece de cor e salteado a história, senão é deixa eu fazer um breve resumo pra você:
José e Maria precisavam ir para Belém por conta de um censo obrigatório. Maria estava grávida e quando eles foram procurar um lugar para ficar, todas as pousadas, hotéis 5 estrelas, albergues, pensões, tudo estava lotado (por conta do censo muita gente foi pra Belém) e aí eles não tinham onde ficar. Detalhe: Maria já estava com dores de parto. Bem, sem alternativa eles encontraram um estatábulo onde Maria teve um filho, Jesus, e ele foi colocado numa mangedoura coberto de palha. Para quem não sabe, a mangedoura é onde se colocava comida para os animais comer. Aí a Estrela de Belém guiou os 3 magos, que eram pastores que estavam trabalhando pastoreando suas ovelhas, para visitar Jesus.
Até aí tudo bem, certo?
Bom, meu marido foi criado na Igreja da Escócia, que é como se fosse uma igreja Presbiteriana. Ele mesmo me disse que ia para a Escola Bíblica Dominical, mas nunca entendeu direito as histórias que a professora falava.
Recebemos um vídeo da nossa sobrinha cantando uma música tradicional escocesa "Away in a Manger", a coisa mais fofa do mundo! A  minha cunhada disse que ela seria uma ovelhinha na apresentação do Nascimento de Jesus.
Aí seguiu-se o diálogo abaixo, onde P é Paulistana e MG é marido gringo:

MG - Que legal que a nossa sobrinha será uma ovelhinha na peça de Natal. Mas tinha ovelha no nascimento de Cristo?
P - Hmmm, devia ter, afinal Jesus nasceu num estábulo. No Brasil já vi vaquinhas, burrinhos. Como a peça é na Escócia e os reis magos eram pastores, acho que eles preferem colocar uma ovelhinha.
MG - Os reis magos eram pastores???
P - Sim, você não sabia? Eles estavam pastoreando as ovelhas quando a Estrela guiou-os até o estábulo onde Jesus estava. Por isto acredito que deve ter ovelhinhas por lá.
MG - E Jesus estava no berço com Maria e José, certo?
P - Não querido, não tinha berço. Ele estava numa mangedoura coberta de palhas.
MG - Mas mangedoura é um berço, né?
P - Não querido, mangedoura é o lugar onde se coloca a ração para os animais comerem. Por isto estava coberto de palhas.
MG - Peraí? Ninguém emprestou um berço pra Jesus? Eu juro que ele tinha nascido num berço, que alguém tinha emprestado um berço pra Jesus!
P - Não meu amor, não tinha berço, por isto que colocaram ele numa mangedoura.
MG - Ah, você não pode estar falando sério! Eu sempre achei que ele tinha nascido e sido colocado num berço. Você tem certeza que não era um berço? Pergunta pro Google o que é "manger"(mangedoura em inglês).
Paulistana acessa o google e digita "what is a manger?". A resposta vem rapidinho "A box to put food for cows and horses."
P - Tá aqui ó. Uma caixa pra colocar ração pra cavalos e vacas.
MG surpreso e desacreditado suspira : - Eu jurava que ele tinha nascido num berço... coitado do bebê Jesus...

É por uma destas que já decidi que a partir deste ano, vamos incorporar uma tradição natalina à nossa família. Ler sobre o nascimento de Jesus.

Comments

  1. Wow que interessante essa conversa de vcs! Eu sabia que Jesus não tinha berço, por conta de tantos livros que já li sobre a história de Jesus, e falando em livro existe um que eu gosto muito, chamado Jesus- o maior de todos, e em ingles: Jesus- the greatest life of all, escrito por Charles R. Swindoll. É otimio, é um biografia, tem bastante detalhes bem interessantes (tipo esse do berço, e muitos outros), desde o nascimento até a morte de Cristo. Esse autor é o maximo, não sei se vc já ouviu falar, ele escreveu várias biografias dos personagens da bíblia, meu favorito é Paulo. Mas escreveru sobre, Davi, Moisés, José (do Egito), Ester e acho que tem mais, mas só esses que estou lembrando. Anyway, é lindo e triste ao mesmo tempo em saber que o Rei dos Reis, não tinha nem um berço, nem lençol...ele merecia o melhor berço que existe, os melhor lençol, o melhor hospital para nascer, mas veio ao mundo com toda essa simplicidade, ai que Jesus mais maravilhoso! beijo!

    ReplyDelete
  2. Ri demais. "Tadinho do baby Jesus!".

    Mulher, sinceramente, foi muito engraçado[ no bom sentido]!Acho que é uma ótima tradição a ser incorporada na sua casa, viu?Amei o diálogo de vcs, lol!

    Bjos

    ReplyDelete

Post a Comment

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!

Popular posts from this blog

É legal viver ilegal nos EUA?

...

O dia que a professora de espanhol quase enfartou em classe