Everybody hurts sometimes...

Esta música está impregnada na minha cabeça há alguns dias, ainda mais quando recebi uma mensagem de uma amiga querida dizendo que ela está com depressão, tomando medicamentos para "aguentar o tranco". E ela se sente culpada, lista todas as coisas boas que ela tem na vida dela e que ela TEM que estar agradecida. Sei bem o que ela quer dizer.
O problema é que hoje em dia a felicidade tem que estar estampada nas fotos, nos updates, nos stories da vida, é difícil conversar sobre os problemas, sobre depressão, sobre doença. E o fardo fica mais pesado de carregar. E com ele vem a culpa. A solidão. E o buraco fica mais escuro e mais fundo e muito mais difícil de sair.
A verdade é que como a música diz, todo mundo sofre. Todos temos problemas. E todos precisamos de alguém do nosso lado pra dividir o fardo.
Lembro-me quando era mais fácil mandar email, ligar, bater papo sobre as angústias, os projetos para o futuro, as brigas, as dores do coração... porque é que a gente cresce, amadurece e parece que perde esta capacidade de compartilhar a nossa dor, principalmente com aqueles que nos conhece melhor e estão mais próximos de nós?
Gostaria de saber a resposta.
Gostaria de poder dar um abraço nesta amiga e em tantas outras pessoas que sei que neste momento estão sofrendo calados. E dizer pra eles que eu também sofro e que se a gente dividir as angústias, elas ficam um pouco mais leves para carregar. E que hoje é complicado, mas amanhã ou depois de amanhã as coisas vão melhorar.



EVERYBODY HURTS
R.E.M

When your day is long
And the night
The night is yours alone
When you're sure you've had enough
Of this life
Well hang on
Don't let yourself go
'Cause everybody cries
And everybody hurts sometimes
Sometimes everything is wrong
Now it's time to sing along
When your day is night alone (hold on)
(Hold on) if you feel like letting go (hold on)
If you think you've had too much
Of this life
Well, hang on
'Cause everybody hurts
Take comfort in your friends
Everybody hurts
Don't throw your hand
Oh, no
Don't throw your hand
If you feel like you're alone
No, no, no, you're not alone
If you're on your own
In this life
The days and nights are long
When you think you've had too much
Of this life
To hang on







6 comments:

  1. Eu conheco essa musica, ela fica na cabeca um pouco mesmo. Eu nunca tinha parado pra analisar a letra, apesar de perceber que e uma musica um pouco triste. Na sociedade que a gente vive hoje tudo e tao raso. As vezes e dificil conversar com alguem ou falar com alguem sobre como a gente se preocupa com eles por que parece ofensa admitir que a vida e dificil e todo mundo tem aqueles momentos onde fechar os olhos pra sempre parece uma opcao. Ate eu me sinto com vergonha de admitir os problemas as vezes por que parece que se a vida nao ta linda nos filtros eu tenho algum problema.

    Pode parecer nada a ver, mas essa pressao de ser grato por tudo, parece que invalida nossos sentimentos, a gente sabe que tem coisas boas, mas quando a depre bate, nao tem dinheiro ou vida boa que faca a gente mudar pra um estado feliz automaticamente e isso parece que aumenta muito a culpa. A gente vive em tempos confusos.

    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pelas palavras Monique. Você tem razão vivemos num mundo e em tempos confusos, mas eu ainda tenho esperança de que vamos melhorar e aprender a amar e cuidar uns dos outros de verdade.

      Delete
  2. Eu lidei com a depressão nos meus 2 primeiros anos da adaptação. Olha, não desejo nem pro meu pior inimigo. É algo muito ruim. Entendo perfeitamente essa culpa, porque as pessoas diziam: "nossa, mas vc sempre quis ir praí, e vc não tá feliz?" , e lembro o quanto isso só piorava.
    Sobre a vida de plástica da infinita felicidade de ser e aparecer: uma amiga minha me mandou um vídeo de um moço no youtube que falou que desde a era das redes sociais, estudo apontavam que houve uma crescente nos casos de depressão e ansiedade, e que as pessoas estão cada vez mais impacientes, frustradas, não sabendo lidar com outras pessoas.
    Vou deixar o vídeo abaixo caso vc queira conferir.
    Espero que sua amiga melhore e se cerque de gente do bem.
    Beijos!

    https://youtu.be/IXShtn-1obw

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Gisley! Vou dar uma olhada no vídeo que você indicou. Depressão é horrível, mas infelizmente muitas pessoas erroneamente confundem com uma tristeza quando as coisas não estão bem. SE a gente falasse mais sobre o assunto quem sabe deixasse de ser tabu e as pessoas procurariam mais ajuda!
      Espero que ela esteja bem também!

      Delete
  3. Eli, esse post está aqui aberto há dias e simplesmente não sei o que comentar. Esses altos e baixos da vida são tão difíceis e às vezes me pego pensando que são também necessários. Esse ano passei por poucas e boas, mas não voltaria atrás. A Paula de hoje é melhor que a de ontem.
    Espero que a dor passe e vcs se percebam assim, mais fortes e melhores sempre.
    Um beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pelas palavras Paulinha. É difícil conversar, falar no assunto mas é preciso né? Entendo o que você diz que as dificuldades e os sofrimentos nos transforma, nos fortalece. Também espero que essa dor melhore e dias melhores estejam próximos! Beijo

      Delete

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões ou perguntas para a Paulistana na Califórnia!
Seu comentário será lido e respondido assim que possível!
Obrigada!!